RJ em Foco

Defesa Civil autoriza desinterdição parcial do Shopping Tijuca para obras emergenciais

Liberação temporária permite início de serviços essenciais após incêndio; reabertura definitiva depende de laudo técnico

Agência O Globo - 12/01/2026
Defesa Civil autoriza desinterdição parcial do Shopping Tijuca para obras emergenciais
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Defesa Civil Municipal autorizou a desinterdição do subsolo e de 17 lojas do térreo do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O local estava interditado desde o incêndio ocorrido no último dia 2. Segundo o órgão, a medida é temporária e visa possibilitar a realização de obras e serviços emergenciais. A liberação definitiva será concedida somente após a conclusão dos trabalhos e apresentação de um Laudo Técnico de Obras Concluídas. O shopping informou que trabalha com a expectativa de reabrir nos próximos dias, embora ainda não haja data definida.

Em nota, o Shopping Tijuca comunicou que as áreas comuns já foram higienizadas e que todos os sistemas e instalações passaram por revisão técnica.

“O shopping reforça que tem mantido diálogo permanente com os lojistas, inclusive com atualizações diárias sobre os trabalhos dos órgãos competentes, além de prestar assistência e suporte para a limpeza e eventuais manutenções. As demais questões serão avaliadas em momento oportuno”, informou a administração do empreendimento.

O incêndio

O incêndio atingiu o Shopping Tijuca no início da noite do dia 2. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os quartéis da Tijuca e de Vila Isabel foram acionados às 18h28 para conter as chamas, que teriam começado em uma loja de decoração. No início da madrugada, foi confirmada a morte de duas pessoas: o supervisor de brigadistas Anderson Aguiar do Prado, que chegou sem vida ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e a brigadista Emellyn Silva Aguiar Menezes, retirada do local no início da madrugada de sábado. Ela não apresentava sinais de queimaduras, e a principal hipótese é de morte por inalação de fumaça. Outras três pessoas ficaram feridas.