RJ em Foco
Expansão da Estrada do Tingui cria nova ligação direta com a Avenida Brasil
Obra inaugurada amplia alternativas de acesso na Zona Oeste e integra pacote de intervenções do Plano de Mobilidade do bairro
A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo a expansão da Estrada do Tingui até a Avenida Brasil, estabelecendo uma nova ligação direta entre Campo Grande e um dos principais corredores viários da cidade. A intervenção amplia as opções de acesso e saída do bairro, redistribui o tráfego local e promete maior fluidez nos deslocamentos pela Zona Oeste.
A obra faz parte do Plano de Mobilidade de Campo Grande e prolonga a via em 1,5 quilômetro até a Avenida Brasil. Além disso, prevê a requalificação de 1,2 quilômetro do trecho já existente, entre a Estrada Carvalho Ramos e a Rua Asa Branca, cujas melhorias seguem em andamento. No total, são 2,7 quilômetros de extensão e cerca de 33,7 mil metros quadrados de área urbanizada.
“Essa obra faz parte de um grande plano de mobilidade de Campo Grande e é uma das mais importantes. O bairro é o maior do país e havia regiões em que o morador precisava cruzar quase tudo para sair. Agora, o acesso direto pela Avenida Brasil vai melhorar muito a circulação”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O projeto contempla a recuperação do pavimento, das calçadas e melhorias no sistema de drenagem, aumentando a capacidade de escoamento das águas pluviais. Foram implantados 779 metros de nova rede de drenagem, 6,9 mil metros quadrados de calçadas acessíveis, 20,9 mil metros quadrados de pavimentação e 2,7 quilômetros de estrutura cicloviária. Do total, 1,5 quilômetro corresponde à nova ciclofaixa no trecho recém-inaugurado.
“A Estrada do Tingui passa a ser a terceira opção de ligação com a Avenida Brasil, somando-se à Estrada do Campinho e à Rio–São Paulo, melhorando significativamente a fluidez do trânsito para os moradores”, explicou o subsecretário de Infraestrutura, Carlos Alberto dos Santos.
A entrega da Estrada do Tingui se soma a outras intervenções já concluídas pelo Plano de Mobilidade de Campo Grande, como o mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, a revitalização da Estrada da Caroba e a nova alça da Estrada dos Sete Riachos. Outro destaque é o túnel sob o Morro Luís Bom, o primeiro da história do bairro, atualmente em fase final de obras.
O plano ainda prevê a revitalização das avenidas Cesário de Melo e Joaquim Magalhães, melhorias na Estrada do Monteiro, duplicação da Estrada do Lameirão, reorganização do Largo da Maçonaria e a ligação viária entre a Estrada da Posse e a Avenida Brasil. O conjunto das intervenções soma investimentos superiores a R$ 1 bilhão, com recursos do município e do governo federal.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026