RJ em Foco

Rio mantém temperatura de 40 °C nesta segunda; veja previsão para a semana

Ainda há possibilidade da umidade relativa do ar cair para abaixo dos 30%, o que pode causar problemas de saúde

Agência O Globo - 12/01/2026
Rio mantém temperatura de 40 °C nesta segunda; veja previsão para a semana
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O calor na cidade do Rio não deve arredar o pé. Segundo a previsão do Alerta Rio, nesta segunda-feira os termômetros podem alcançar novamente os 40 °C, e não há chance de chuva. Também há possibilidade de a umidade relativa do ar cair abaixo dos 30%, condição que pode provocar problemas de saúde. Para o restante da semana, há previsão de pancadas de chuva todos os dias, mas o calor persiste, com temperaturas máximas variando entre 36 °C e 39 °C.

Quatro pessoas são libertadas

Carros elétricos

Na terça-feira, há chance de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite, com temperaturas entre 22 °C e 39 °C. Na quarta-feira, o calor diminui ligeiramente, com máxima prevista de 36 °C. Já na quinta-feira, os termômetros podem chegar aos 37 °C.

Praias lotadas e busca por água

Neste domingo de muito sol e calor, cariocas e turistas aproveitaram o dia para curtirem as praias e cachoeiras da cidade. Em Copacabana, já era possível ver a grande quantidade de barracas desde o calçadão. Segundo o Sistema Alerta Rio, a temperatura máxima foi de 40°C, em Santa Cruz, a maior do ano.

Moradora de Bento Ribeiro, a nutricionista Suzi Pires, de 46 anos, foi à Praia de Copacabana com a enteada para pegar o sol da manhã, e já foram embora por volta de 10h45.

-- Escolhemos este horário por conta do calor e da quantidade de pessoas. Neste horário, já começa a ficar muito cheio, em dias assim. Aproveitamos e já saímos para almoçar pela rua -- explica ela.

No forte calor deste domingo no Rio de Janeiro, os pontos de hidratação da Cedae colocados nas praias também estão sendo mais utilizados pelos frequentadores. Na primeira hora de trabalho, Leandro Rosa, que cuida de um dos pontos na Praia de Copacabana já percebeu que irá ter que fazer mais viagens ao centro de abastecimento com a bicicleta que carrega o recipiente.

-- Aqui tem 150 litros. Já vou ter que reabastecer daqui a pouco. Faço isso pelo menos três ou quatro vezes ao dia. Mas em dias de calor assim, tem que ser mais. Hoje já tem vindo mais gente do que ontem -- avalia.

A orientação é para que as pessoas evitem encher garrafas no cooler, justamente para que mais pessoas consigam se hidratar. Os pontos ficam na orla entre 10h e 16h, período em que os órgãos municipais orientam para que se evite a exposição direta ao sol.

Os turistas também não têm dúvidas de que o dia está para a praia. Depois de viajar três dias de ônibus de Belém do Pará para o Rio de Janeiro com uma excursão de 50 pessoas, a vendedora Val Silva, de 48 anos, foi com o grupo direto para a praia. Mesmo com o cansaço da viagem, uma certeza era que o primeiro ponto de parada seria a Praia de Copacabana.

-- Aqui está mais quente do que Belém, porque lá venta mais. Com o calor, viemos para cá. Parte do nosso grupo vai pro Bondinho do Pão de Açúcar e para o Cristo, e outro grupo fica livre -- conta ela, que já visitou o Rio em 2020 e 2024.

No Arpoador, onde as barracas e cadeiras ocupavam toda a faixa de areia no início da tarde, os banhistas também aproveitaram o dia. A cuidadora de idosos Vitória Santos, de 47 anos, saiu do seu serviço em Copacabana e foi direto para o Arpoador.

-- Eu já estava aqui, aí vim direto. Está muito quente, dos dias mais quentes que vemos no verão -- avalia ela, que não sabia que a Praia do Arpoador não está própria pra banho, segundo boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). -- a água está clarinha, isso engana.

Com o calor e as praias cheias, quem está com crianças na areia deve tomar mais cuidados. Também no Arpoador, um agente da Secretaria municipal de Assistência Social (Smas), que preferiu não se identificar, disse que cinco crianças se perderam dos seus responsáveis até as 13h30 deste domingo (11). Ele e outros agentes da Smas abordam os pais para oferecerem pulseirinhas de identificação para os pequenos.

-- Ficamos aqui nos dias mais cheios, fins de semana e feriados. Com a praia cheia, muito mais crianças se perdem. Quando são encontradas, acionam nossa base aqui e buscamos os pais pelo telefone que fica na pulseira. Se a caneta apagar, tem o QR Code nela que leva ao contato do Conselho Tutelar -- explica.

As recomendações para a baixa umidade do ar

Beba água

Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h

Use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento

Use protetor solar

Não queime lixo e mato

Mantenha os ambientes arejados