RJ em Foco

Idoso morre em incêndio durante montagem de fogos em escola de samba no Rio

Fogo destruiu 70% das fantasias da Gato de Bonsucesso para o carnaval de 2026

Agência O Globo - 25/12/2025
Idoso morre em incêndio durante montagem de fogos em escola de samba no Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um homem de aproximadamente 70 anos morreu em um incêndio que atingiu a quadra da Escola de Samba Gato de Bonsucesso, localizada na favela Nova Holanda, Zona Norte do Rio, na véspera de Natal. Segundo moradores, o idoso estaria auxiliando na montagem de uma cangalha de fogos de artifício para uma comemoração natalina na comunidade. Ele tinha dificuldades de locomoção e não conseguiu deixar o local após o início do fogo.

As chamas destruíram cerca de 70% das fantasias preparadas pela escola para o carnaval de 2026. A Gato de Bonsucesso integra atualmente o Grupo de Avaliação, equivalente à quinta divisão do carnaval fluminense, desfilando na Estrada Intendente Magalhães, em Vila Valqueire.

De acordo com nota oficial da escola, o incêndio teria sido provocado pelos fogos de artifício. Além do idoso, outras três pessoas participavam da montagem das cangalhas, mas conseguiram escapar sem ferimentos. Os bombeiros foram acionados às 12h16, e equipes dos quartéis da Ilha do Fundão e de Benfica atuaram no combate às chamas, que só foram controladas após quatro horas de trabalho. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram explosões e muita fumaça, confirmando a versão da agremiação.

Em 2025, a Gato de Bonsucesso desfilou no Grupo Bronze (quarta divisão), mas, por não atingir o mínimo de 600 componentes — levou apenas 480 —, foi rebaixada para o Grupo de Avaliação.

A escola não recebe subvenção e sobrevive apenas da renda obtida em eventos realizados na própria quadra. Uma reunião está prevista para os próximos dias, quando será decidido como a agremiação tentará garantir sua participação no carnaval de 2026.