RJ em Foco

Primeiro dia de verão atrai cariocas e turistas à orla do Rio com clima ameno

Brisa constante e temperaturas mais baixas que o habitual atraíram banhistas às praias da Zona Sul

Agência O Globo - 21/12/2025
Primeiro dia de verão atrai cariocas e turistas à orla do Rio com clima ameno
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O primeiro dia oficial do verão levou cariocas e turistas às praias do Rio neste domingo, em um cenário diferente do habitual para a estação. Com temperaturas amenas e uma brisa constante vinda do mar, a orla da Zona Sul foi ocupada principalmente por quem buscava caminhar, praticar exercícios físicos ou simplesmente aproveitar o sol sem o calor intenso típico do período. Em praias como Copacabana, Ipanema e Arpoador, o movimento foi considerado moderado ao longo da manhã e início da tarde.

O clima mais fresco incentivou a prática de atividades ao ar livre. Entre os frequentadores estava a empresária Patrícia Sierra, de 33 anos, corredora há cinco anos. Ela conta que costuma evitar treinos no verão devido às altas temperaturas, mas decidiu aproveitar o dia atípico.

— Coloquei minha roupa de corrida e vim. Quando acordei e vi que o sol estava forte, até achei que não fosse rolar, mas deu muito bom. Agora é aproveitar — disse Patrícia, após completar o treino na orla.

Nos quiosques, o movimento acompanhou o ritmo da praia. Sem lotação, mas com mesas ocupadas ao longo do calçadão, comerciantes apostaram em bebidas geladas para atrair clientes. Água de coco, cerveja, chope e drinques refrescantes estavam entre os pedidos mais comuns. Entre as opções de comida, destacaram-se sanduíches, saladas e petiscos à base de frutos-do-mar. Para os vendedores, o domingo funcionou como um aquecimento para a alta temporada, quando a expectativa é de aumento no fluxo de banhistas e turistas.

Em Copacabana e no Arpoador, a faixa de areia não ficou cheia, mas recebeu visitantes estrangeiros que aproveitaram o primeiro dia de verão para conhecer a cidade. O casal inglês Susan e Peter James, em passagem pelo Rio, destacou o contraste entre o clima carioca e o frio do país de origem.

— Na Inglaterra faz frio. Estamos fazendo uma viagem por vários países. Já fomos à Patagônia, passamos pela Argentina e pelo Chile. Mas o Rio é encantador. O verão aqui é mais bonito — afirmou Susan.

Outro casal estrangeiro, os chilenos Elisabeth Donaide e Luiz Penhaloza, escolheu Copacabana para caminhar pela orla antes de entrar no mar. Com poucas ondas, o mar estava calmo e funcionou como uma espécie de piscina natural, especialmente para as crianças. Muitas famílias aproveitaram a água tranquila e a sensação térmica agradável para um mergulho.

A presença policial ao longo da orla foi discreta. Em Copacabana e Ipanema, não havia grande número de agentes visíveis. No Arpoador, uma van da Guarda Municipal fez rondas pontuais pela região.

Mesmo sem grandes aglomerações, o clima predominante foi de tranquilidade. Pontos de ônibus não registraram lotação, e pedestres dividiram o espaço do calçadão com bicicletas elétricas e patinetes.

— Comprei uma bicicleta elétrica há uma semana justamente para usar no verão. É muito divertido, eu amo. Tenho cuidado para não machucar ninguém. É saber aproveitar com responsabilidade — relatou uma frequentadora da orla.