RJ em Foco
Verão 2026: cinco esquinas do Rio para curtir ao ar livre
Estação em que cariocas e visitantes exploram a cidade terá agito em diferentes regiões
O verão bate à porta, e o carioca quer escapar de casa. O Rio de Janeiro ganhou destaque internacional com duas ruas — ainda mais famosas — nas listas das mais descoladas do mundo, segundo a revista Time Out. Na estação mais quente, outros points se renovam como cenários de agito. Confira a lista de esquinas que prometem atrair diferentes tribos até março de 2026.
Anote aí:
1. Centro histórico
A Rua do Senado tem sido cenário de badalação há pelo menos três anos. Mas foi em 2025 que o local entrou para a lista da revista estrangeira Time Out, que destacou o agito em meio a casarões tradicionais e colocou o Centro no topo das preferências. O samba do Armazém do Senado, aberto desde 1907, e a diversidade da região também ganharam os holofotes. No verão de 2025/2026, vale ficar atento ao movimento da esquina que une a Senado à Gomes Freire.
2. Lapa e Glória
No Centro, entre Lapa e Glória, diversas tribos se misturam nas esquinas da Rua Morais e Vale com o Beco das Carmelitas. Há atrações para quem curte do jazz ao forró, além de comidinhas de boteco no Jurema Bar e no Bar do Adalto. O samba é garantido nas rodas ao ar livre, com contribuição voluntária, ou no badalado Beco do Rato (Rua Joaquim Silva, 11), com entrada paga.
3. Botafogo, na Zona Sul
A Rua Arnaldo Quintela, em Botafogo, com seus 800 metros de extensão, forma diversas esquinas animadas. Neste verão, vale prestar atenção ao cruzamento com a Rua Fernandes Guimarães, onde estão points como o Glorioso Sushi (nº 53) e o Macuna (nº 66); e na esquina com a Rua Rodrigo de Brito, endereço dos bares e restaurantes Lemô (nº 57) e Calma (nº 51). A diversidade gastronômica e de tribos chamou a atenção da revista Time Out em 2024. Desde então, a região recebe turistas e moradores de outras partes do Rio em busca de badalação.
4. Barra que nunca dorme
Há pelo menos dez anos, a Barra tem um point para chamar de seu. Nos idos de 2013, ficou conhecida como a região "que nunca dorme". A renovação passou por ali, e na esquina das avenidas Olegário Maciel e Comandante Júlio de Moura, qualquer data ou evento é motivo de comemoração, seja na torcida pelo time de futebol ou em um papo com amigos ao som de música ambiente.
5. Zona Norte com tudo
A esquina da Rua Torres Homem com a Visconde de Abaeté, em Vila Isabel, atrai amantes de samba, pagode e boa comida. Os arredores compõem o chamado Quadrilátero do Samba, ponto de encontro de quem curte a noite da Zona Norte.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico