RJ em Foco
Verão começa com calor intenso e tempo firme no Rio após sábado chuvoso
Com a chegada do verão, cariocas terão dias mais longos, chuvas intensas e temperaturas elevadas, segundo meteorologistas.
O verão tem início oficial neste domingo e, no Rio de Janeiro, a estação já começa com temperaturas máximas de 34 °C e ausência de chuvas, conforme aponta o Sistema Alerta Rio. Nesta nova fase, os cariocas podem esperar dias mais longos, episódios de chuvas intensas e calor mais acentuado. Diferente do último verão, quando o fenômeno La Niña elevou as temperaturas até 44 °C em fevereiro, neste ano sua influência será menor.
Apesar disso, este sábado ainda será marcado por céu nublado a encoberto, com previsão de chuva fraca à tarde e à noite. A temperatura máxima deve chegar a 30 °C.
Mudanças rápidas no tempo serão destaque deste verão
Segundo o Alerta Rio, a estação será caracterizada por mudanças repentinas no tempo. A estimativa é de 456,6 milímetros (mm) de chuva na capital, com base em dados dos últimos anos (1997-2024).
— Os eventos de chuva podem durar muitas horas ou até dias, impulsionados por sistemas típicos do verão, como frentes frias mais lentas e oceânicas, sistemas de baixa pressão e canais de umidade vindos da Amazônia — explica Raquel Franco, meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio.
Para os meses de janeiro, fevereiro e março, a previsão para o estado do Rio de Janeiro indica chuvas abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas devem permanecer acima do normal.
Previsão para os próximos dias
Entre domingo e terça-feira, a nebulosidade tende a diminuir na cidade do Rio e não há previsão de chuva. Os ventos devem soprar de forma moderada, podendo chegar a 52 km/h, e as temperaturas seguem em elevação, com máxima prevista de 35 °C na terça-feira.
Expectativas para o verão
Meteorologistas consultados pelo jornal O Globo alertam que o verão de 2026 pode repetir o padrão deste ano, com ondas de calor e chuvas fortes, típicas da estação. Guilherme Borges, da FieldPRO, destaca que os picos de calor devem ocorrer entre fevereiro e março.
— O verão é naturalmente o período mais chuvoso no Brasil. Em janeiro, normalmente chove cerca de 236 mm no Rio de Janeiro; em fevereiro, 169 mm; e em março, 175 mm. A tendência é de continuidade das pancadas de chuva. Quanto às temperaturas, esperamos grande variabilidade, com dias quentes alternados por frentes frias devido à nebulosidade persistente. As ondas de calor devem ser pontuais, principalmente entre fevereiro e março.
Cesar Soares, do Climatempo, prevê temperaturas ainda mais elevadas do que em 2025.
— A previsão é de um verão com temperaturas bem acima da média no Rio de Janeiro. O calor será intenso, com possibilidade de meses fechando 1 ou 2 graus acima do normal. O principal problema será a irregularidade das chuvas, que devem ocorrer em forma de temporais no fim da tarde devido ao excesso de calor, aumentando o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico