RJ em Foco

Presidente interino da Alerj exonera ex-secretário da Polícia Civil do cargo de segurança

Marcus Amim esteve à frente da Polícia Civil entre 2023 e 2024 e foi substituído por Felipe Curi.

Agência O Globo - 19/12/2025
Presidente interino da Alerj exonera ex-secretário da Polícia Civil do cargo de segurança
Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) - Foto: Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Guilherme Delaroli (PL), exonerou o delegado Marcus Amim do cargo de segurança da Casa. Amim havia chefiado a Secretaria de Polícia Civil do Rio entre 2023 e 2024, sendo sucedido pelo delegado Felipe Curi, atual titular da pasta. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira.

Marcus Amim havia sido exonerado do cargo de secretário de Polícia Civil pelo governador Cláudio Castro em setembro do ano passado. Na ocasião, fontes do Palácio afirmaram que o afastamento ocorreu devido ao descontentamento do governador com a ausência do então secretário em reuniões de segurança realizadas às segundas-feiras.

A nomeação de Amim à Secretaria de Polícia Civil contou com a intervenção do então presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), responsável por sua indicação após a saída de José Renato Torres, que permaneceu apenas três semanas no cargo. Após pressão política, o governador Castro aceitou a indicação de Amim para o comando da instituição.

Rodrigo Bacellar deixou a presidência da Alerj no início deste mês, após ser preso sob suspeita de vazar informações sobre uma operação da Polícia Federal contra o ex-deputado TH Jóias, investigado por ligações com chefes do Comando Vermelho. Atualmente, Bacellar utiliza tornozeleira eletrônica.

Trajetória de Marcus Amim

Antes de assumir a Secretaria de Polícia Civil, Amim presidiu o Detran-RJ desde junho de 2024. Como delegado-titular, comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e a 27ª DP (Vicente de Carvalho).

Para sua nomeação como secretário, foi necessária a aprovação de um projeto de lei na Alerj permitindo que delegados com menos de 15 anos de carreira assumissem cargos de comando na Polícia Civil.