RJ em Foco

Idosa é agredida por policial militar com coronhada de fuzil em Nilópolis

Segundo a Polícia Militar, agente do 20º BPM (Mesquita) foi afastado, mas identidade não foi informada

Agência O Globo - 18/12/2025
Idosa é agredida por policial militar com coronhada de fuzil em Nilópolis
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Uma idosa de 65 anos foi agredida na noite de quarta-feira (data não informada) por um policial militar do 20º BPM (Mesquita), em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o agente desferindo uma coronhada de fuzil no tórax da vítima, que cai ao chão após o golpe.

A neta da vítima, identificada como Gláucia da Silva, relatou ao g1 que a família retornava para casa após assistir à final da Copa Intercontinental entre Flamengo e PSG em um bar de um primo. Durante o trajeto, Gláucia percebeu que havia perdido a chave e pediu ao sobrinho que voltasse ao estabelecimento para buscá-la.

— Foi então que o policial, sem qualquer motivo aparente, golpeou-a com o fuzil, fazendo-a cair no chão. Ela não ofereceu resistência e não representava qualquer ameaça ao policial. A agressão foi gratuita e desnecessária, e minha avó sofreu lesões físicas e emocionais — contou a neta. Ela acrescentou que a avó está abalada psicologicamente e chorando constantemente. — Minha avó é uma idosa indefesa. Quero que o policial seja punido conforme a lei e que minha avó seja tratada com respeito e dignidade.

De acordo com a família, Gláucia precisou receber medicação para dor em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Polícia Militar informou que instaurou procedimento apuratório e, como medida administrativa preventiva, afastou o policial das atividades operacionais. A corporação não detalhou o contexto da ação do agente contra a idosa.

Em nota, a instituição afirmou que “não compactua com desvios de conduta ou excessos e atua com responsabilidade e transparência na apuração de ocorrências”.