RJ em Foco
Alunos de escola estadual de Nova Iguaçu conquistam 2º lugar em torneio nacional de robótica
Equipe desenvolveu projetos científicos voltados à sustentabilidade e foi destaque no Torneio Brasil Robótica
Estudantes do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, em Nova Iguaçu, alcançaram o segundo lugar na etapa nacional do Torneio Brasil Robótica (TBR), uma das principais competições do país no segmento. O evento tem como objetivo incentivar a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico entre crianças, jovens e adultos.
O Torneio Brasil Robótica foi realizado em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 14 de abril. A equipe Rex Tech, composta por alunos do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, destacou-se ao desenvolver projetos científicos com foco em sustentabilidade, dentro do tema "Tecnologia e engenharia — vida terrestre".
“Parabéns a esse time. A robótica é inspiradora, pois vai além das ciências exatas. Ela envolve criatividade, atenção e trabalho colaborativo. É um componente curricular que enriquece a qualidade do aprendizado”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
A equipe premiada é formada por Jhennyfer Benfica, de 15 anos (1º ano do ensino médio), Isis Peres, de 16 (2º ano), Luiz Miguel Rodrigues Nascimento, de 16 (2º ano), Matheus Santana, de 18 (2º ano), e Letícia de Oliveira, de 18 (3º ano). Isis celebrou a conquista: “É incrível porque, além de todo o conhecimento adquirido durante o torneio, a robótica nos prepara para a vida adulta, fortalecendo nossa autonomia e dedicação.”
Sete prêmios acumulados
Desde a implantação do projeto de robótica no colégio, em 2023, a escola já soma sete premiações na área. Entre elas, destacam-se o segundo lugar no Torneio Brasil Robótica deste ano e o terceiro lugar no Torneio de Robótica First Lego League Challenge, realizado recentemente no Sesi Nova Iguaçu.
“A conquista de medalhas e troféus estimula alunos e professores. Eles se sentem recompensados pelo empenho, renovam a motivação e inspiram outros colegas. Nossa equipe já é reconhecida nacionalmente como uma equipe forte”, ressaltou a diretora-geral do colégio, Adriana Igrejas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil