RJ em Foco
Petrópolis segue em alerta, mas previsão indica trégua nas chuvas
Após os temporais que atingiram o estado na quarta-feira, os próximos dias devem ser de calor e tempo firme. Segundo o Inmet, o feriado de Natal será sem chuvas no Rio.
Após uma quarta-feira marcada por temporais que colocaram diversas cidades do Rio de Janeiro em situação de alerta, especialmente Petrópolis, que chegou ao estágio máximo de atenção, a chuva perdeu força nesta quinta-feira. A previsão é de elevação gradual das temperaturas até domingo, início do verão. Ainda assim, a cidade serrana exige cautela.
Nesta quinta-feira, a temperatura permanece amena, com mínima de 21°C, e ainda há registro de chuva na capital. O clima segue levemente frio e chuvoso até o fim do dia, mas sem a intensidade do temporal anterior, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para boa parte do estado. Houve enchentes em vários municípios, sendo Petrópolis a mais afetada, com inundações, deslizamentos, quedas de árvores e muros. O servidor público Mauro de Oliveira França, de 68 anos, da Companhia Petropolitana de Transportes (CPTrans), permanece desaparecido após ser levado pela enxurrada.
Apesar de não haver previsão de novas tempestades para Petrópolis nas próximas horas, a atenção deve ser mantida. Os rios continuam cheios e o solo, encharcado, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos mesmo com chuvas leves. De acordo com o Inmet, o município e a capital seguem em estágio de potencial perigo.
"A partir de agora, emitimos o aviso amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas, de até 50mm/dia, visando resguardar algumas localidades, como o Norte e o litoral Norte Fluminense, que ainda podem registrar pancadas isoladas. No geral, as chuvas de hoje tendem a ser mais fracas e com menores acumulados. A região serrana não apresenta mais perigo neste momento, mas o solo ainda está saturado e os rios, elevados", explicou Tatyane Paz, meteorologista do Inmet.
Segundo a especialista, os próximos dias serão mais estáveis, sem volumes elevados de chuva ou precipitação generalizada até o Natal. Entre esta quinta-feira e o dia 20, há possibilidade de pancadas isoladas, principalmente na Região Serrana, mas com volumes inferiores a 20 mm. Tatyane afirma que o cenário deixa de ser preocupante em relação a chuvas intensas.
"A tendência é de tempo mais quente e seco, com temperaturas acima de 30°C em algumas áreas a partir do dia 21, se estendendo por todo o estado nos dias seguintes. O calor será intenso e as chances de chuva diminuem consideravelmente", acrescentou Paz.
De acordo com o Climatempo, a próxima semana terá máximas de até 36°C, e o verão começará típico no Rio, com sol forte e altas temperaturas. César Soares, meteorologista do Climatempo, explica o clima mais ameno dos últimos dias e faz um prognóstico para a chegada da nova estação:
"Estamos sob influência do La Niña, que favorece a entrada de massas de ar frio no Sudeste e contribui para a queda das temperaturas. Porém, o calor retorna gradualmente nos próximos dias, e a primeira semana do verão será quente em todo o estado do Rio de Janeiro", conclui.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil