RJ em Foco
Petrópolis registra maior volume de chuva do estado em oito horas
Em apenas oito horas, cidade acumulou 70% do volume esperado para todo o mês de dezembro
O temporal que atingiu o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (data não informada) foi mais intenso na Região Serrana, especialmente em Petrópolis. Segundo o Climatempo, o município concentrou o maior volume de chuva, com 170 milímetros registrados em apenas oito horas — o equivalente a 70% da média esperada para todo o mês de dezembro. O fenômeno causou alagamentos, quedas de árvores e carros chegaram a ser arrastados pela correnteza de um rio que transbordou.
Outras cidades também foram afetadas pelas chuvas intensas, como Duque de Caxias, que registrou 120 milímetros, e Magé, com 114 milímetros.
De acordo com o meteorologista César Soares, do Climatempo, a combinação de uma frente fria, o calor intenso dos dias anteriores e a umidade proveniente da Amazônia favoreceu a formação de grandes nuvens carregadas, resultando nos elevados volumes de chuva.
— Tivemos a passagem de uma frente fria, que trouxe umidade do norte do Brasil para o Estado do Rio de Janeiro, após um período de forte aquecimento, com temperaturas muito altas na região. Esse cenário, aliado à umidade vinda da Amazônia, favoreceu o desenvolvimento de nuvens carregadas e a ocorrência de grandes volumes de chuva durante a manhã e a tarde. Até o momento, Petrópolis é a cidade com o maior acumulado, segundo levantamento do Climatempo com dados do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) — explicou o meteorologista.
Para os próximos dias, César Soares prevê diminuição das chuvas: "Depois dessas grandes tempestades, a tendência é de enfraquecimento das áreas de instabilidade no estado. Ainda há previsão de chuva para quinta-feira, mas de forma mais pontual", concluiu.
Em razão das fortes chuvas, a Prefeitura de Petrópolis suspendeu as aulas nesta quarta-feira em todas as redes de ensino. As escolas que funcionam como pontos de apoio permanecem abertas para acolher moradores de áreas de risco, seguindo os protocolos de segurança. Equipes da Defesa Civil seguem monitorando as condições do tempo e orientam a população a evitar deslocamentos desnecessários, manter atenção aos comunicados oficiais e, em caso de emergência, acionar o telefone 199.
Em publicação nas redes sociais, o governador Cláudio Castro informou que o estado está em alerta desde a madrugada. "Acionei nosso Comitê de Chuvas e estou em contato direto com os prefeitos de Petrópolis, Teresópolis, Resende, Mangaratiba, Seropédica, Rio Claro, Angra dos Reis, Duque de Caxias e da capital", escreveu.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados