RJ em Foco

Rio entra em estágio 2 após fortes chuvas e ventos; há alagamentos e queda de árvore

Previsão indica chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento intensas nas próximas horas

Agência O Globo - 17/12/2025
Rio entra em estágio 2 após fortes chuvas e ventos; há alagamentos e queda de árvore
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, devido ao registro de chuvas intensas e ventos fortes, conforme informou o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio).

Segundo o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva atuaram nas últimas horas em pontos das Zonas Norte e Oeste. A previsão meteorológica para as próximas horas é de céu encoberto, com chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento de intensidade moderada a forte.

Em seu canal no X, o prefeito Eduardo Paes alertou: "Chove forte em vários pontos da cidade. A recomendação é redobrar a atenção e evitar deslocamentos, se possível. As equipes da Prefeitura já estão nas ruas atuando para reduzir os impactos."

Entre 5h e 6h, a estação Marambaia registrou vento forte, com rajadas de até 62,3 km/h, segundo o Inmet.

Há registro de alagamento na Rua Gramado, em Inhoaíba, e de bolsão d'água na Rua Teixeira Campos, na altura da Estrada da Posse, em Santíssimo. Equipes da Prefeitura foram acionadas para a queda de árvore na Estrada do Campinho, próximo à Rua Projetada B, em Inhoaíba.

O COR recomenda que a população:

- Siga sua rotina, mas fique atenta;
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
- Mantenha-se informada através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
- Cadastre-se no serviço gratuito de alertas da Defesa Civil via SMS, enviando o CEP de casa para o número 40199.