RJ em Foco

Roubos em ônibus migram da Avenida Brasil para Cidade Nova, Maracanã e Praça da Bandeira

Bairros que lideravam registros de assaltos em coletivos apresentam queda, enquanto outras regiões veem aumento expressivo

Agência O Globo - 17/12/2025
Roubos em ônibus migram da Avenida Brasil para Cidade Nova, Maracanã e Praça da Bandeira
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Os roubos em coletivos no Rio de Janeiro passaram por mudanças significativas entre 2024 e o primeiro semestre de 2025: áreas que antes lideravam em ocorrências, como bairros ao longo da Avenida Brasil, registraram quedas acentuadas, enquanto regiões como Cidade Nova, Maracanã e Praça da Bandeira passaram a concentrar o aumento dos crimes.

Bonsucesso, que liderava o ranking na primeira metade de 2024, apresentou uma redução de 61% nos registros. Em contrapartida, a Praça da Bandeira teve um salto de 211% nos casos (de 17 para 53 ocorrências), e o Maracanã registrou alta de 33% (de 18 para 42 casos).

Enquanto isso, roubos voltaram a crescer em Niterói em 2025, após cinco anos de queda. Veja mais detalhes.

Para entender a dinâmica da violência nessas cidades, o Mapa do Crime desenvolvido pelo GLOBO oferece uma ferramenta interativa, com dados inéditos sobre roubos por bairro. Consulte aqui os índices de violência em seu bairro.

A nova edição do Mapa do Crime traz informações detalhadas sobre quatro tipos de delitos — roubos de celular, a transeunte, de veículo e em coletivo — em 147 bairros do Rio e 51 de Niterói, com dados do primeiro semestre de 2025. Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação junto ao Instituto de Segurança Pública (ISP), que forneceu microdados de ocorrências por bairro, permitindo um monitoramento mais preciso da criminalidade.

Essa é a primeira vez que indicadores criminais no Rio são divulgados com tamanho detalhamento, facilitando a compreensão sobre onde e como os crimes migram pela cidade.