RJ em Foco
Roubos em ônibus migram da Avenida Brasil para Cidade Nova, Maracanã e Praça da Bandeira
Bairros que lideravam registros de assaltos em coletivos apresentam queda, enquanto outras regiões veem aumento expressivo
Os roubos em coletivos no Rio de Janeiro passaram por mudanças significativas entre 2024 e o primeiro semestre de 2025: áreas que antes lideravam em ocorrências, como bairros ao longo da Avenida Brasil, registraram quedas acentuadas, enquanto regiões como Cidade Nova, Maracanã e Praça da Bandeira passaram a concentrar o aumento dos crimes.
Bonsucesso, que liderava o ranking na primeira metade de 2024, apresentou uma redução de 61% nos registros. Em contrapartida, a Praça da Bandeira teve um salto de 211% nos casos (de 17 para 53 ocorrências), e o Maracanã registrou alta de 33% (de 18 para 42 casos).
Enquanto isso, roubos voltaram a crescer em Niterói em 2025, após cinco anos de queda. Veja mais detalhes.
Para entender a dinâmica da violência nessas cidades, o Mapa do Crime desenvolvido pelo GLOBO oferece uma ferramenta interativa, com dados inéditos sobre roubos por bairro. Consulte aqui os índices de violência em seu bairro.
A nova edição do Mapa do Crime traz informações detalhadas sobre quatro tipos de delitos — roubos de celular, a transeunte, de veículo e em coletivo — em 147 bairros do Rio e 51 de Niterói, com dados do primeiro semestre de 2025. Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação junto ao Instituto de Segurança Pública (ISP), que forneceu microdados de ocorrências por bairro, permitindo um monitoramento mais preciso da criminalidade.
Essa é a primeira vez que indicadores criminais no Rio são divulgados com tamanho detalhamento, facilitando a compreensão sobre onde e como os crimes migram pela cidade.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados