RJ em Foco
Cláudio de Mello Tavares assume presidência do TRE-RJ e comandará eleições municipais
Empossado no plenário do TJRJ, desembargador reafirma compromisso com democracia e combate ao crime organizado nas eleições
O desembargador Cláudio de Mello Tavares tomou posse nesta terça-feira como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Ele será responsável por conduzir as eleições municipais no estado durante o próximo ano. O mandato, com duração de dois anos, termina em 2027.
A cerimônia de posse ocorreu no plenário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no Centro da capital. Em seu discurso, o magistrado ressaltou a importância da Justiça Eleitoral na defesa da democracia e afirmou que não haverá espaço para a influência do crime organizado no processo eleitoral.
— A Justiça Eleitoral é um dos mais poderosos símbolos da democracia. Onde a Justiça Eleitoral é forte, há voto livre; onde há voto livre, existe soberania popular; e onde a soberania popular é respeitada, a democracia resiste. Não haverá espaço no processo eleitoral do estado do Rio de Janeiro para candidaturas patrocinadas pelo crime organizado — declarou Cláudio de Mello Tavares.
Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Cláudio ingressou no Tribunal de Justiça do Rio em 1998. Ao longo da carreira, foi conselheiro da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), corregedor-geral da Justiça entre 2017 e 2018, além de ter presidido o órgão entre 2019 e 2020.
O novo presidente do TRE-RJ também é membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais do Instituto dos Advogados Brasileiros. Atua como autor de obras jurídicas, como "Da União à União Estável - Aspectos do Concubinato" (2017) e "Impeachment de Governador de Estado: a Formação do Tribunal Misto" (2023), esta última em coautoria com o juiz Fábio Ribeiro Porto.
Eleito por aclamação, ou seja, sem necessidade de votação formal, Cláudio de Mello Tavares exercerá a função até 2027. Na mesma solenidade, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas tomou posse como vice-presidente da Corte e corregedor regional eleitoral.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados