RJ em Foco

SuperVia faz enquete para definir operação dos trens em dia de ponto facultativo por finais de Flamengo e Vasco

A partir do meio-dia de quarta-feira, cidade e Estado decretaram ponto facultativo devido aos jogos decisivos.

Agência O Globo - 16/12/2025
SuperVia faz enquete para definir operação dos trens em dia de ponto facultativo por finais de Flamengo e Vasco
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A SuperVia lançou uma enquete em suas redes sociais para entender como seus passageiros irão trabalhar nesta quarta-feira (data de ponto facultativo no Rio de Janeiro a partir do meio-dia), em razão das finais envolvendo Flamengo e Vasco. O Flamengo enfrenta o Paris Saint-Germain pela final da Copa Intercontinental, em Doha, enquanto o Vasco disputa com o Corinthians a partida de ida da Copa do Brasil, em São Paulo.

Na publicação, o perfil oficial da SuperVia respondeu a uma usuária que questionou sobre a grade horária de um dos ramais, explicando que a pesquisa visa definir a programação dos trens para o dia.

A enquete foi divulgada no X (antigo Twitter) na tarde desta segunda-feira, após o anúncio do ponto facultativo decretado pelo prefeito Eduardo Paes e pelo governador Cláudio Castro. A pergunta feita foi: "Sua empresa/instituição de ensino funcionará normalmente ou liberará mais cedo?"

Após um dia, a opção mais votada foi a de expediente normal, com 67% dos mais de 1,4 mil votos. As demais respostas foram: "ainda não sei" (14%), trabalho presencial com liberação ao meio-dia (11%) e home office (8%).

Operação dos modais:

Trens: A SuperVia ainda irá divulgar a grade especial.

Ônibus municipais do Rio: Operação regular de dia útil, segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

BRT do Rio: Haverá antecipação da frota no pico da tarde, segundo a Mobi-Rio.

Os diários oficiais da capital e do estado do Rio confirmaram nesta terça-feira que o expediente em órgãos públicos será até o meio-dia na quarta-feira, conforme anunciado pelos chefes do Executivo.

Além da cidade e do estado do Rio de Janeiro, outros municípios também decretaram ponto facultativo a partir do meio-dia de quarta-feira. Confira alguns deles:

Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaboraí, Paracambi, Magé, Teresópolis, Angra dos Reis (a partir das 13h), Búzios, Maricá (durante todo o dia), Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo, Nova Friburgo (a partir das 13h) e Niterói.