RJ em Foco

Desembargador é preso pela Polícia Federal na Operação Unha e Carne 2

Ação investiga vazamento de informações sigilosas e possível obstrução de investigações

Agência O Globo - 16/12/2025
Desembargador é preso pela Polícia Federal na Operação Unha e Carne 2
Macário Júdice Neto.avif

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (data não informada), o desembargador Macário Judice Neto, relator de processos no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A ação faz parte da Operação Unha e Carne 2, que apura o envolvimento de agentes públicos no vazamento de informações sigilosas, o que teria resultado na obstrução das investigações relacionadas à Operação Zargun, deflagrada em setembro.

Durante a operação, os agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As diligências ocorreram nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A Operação Unha e Carne 2 está inserida no contexto da decisão do STF no julgamento da ADPF 635/RJ, conhecida como 'ADPF das Favelas'. Essa decisão determinou que a Polícia Federal conduzisse investigações sobre a atuação dos principais grupos criminosos violentos em atividade no estado do Rio de Janeiro e suas possíveis conexões com agentes públicos.