RJ em Foco
Igreja histórica de Magé abre as portas para visitas guiadas durante restauração
Obras na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, erguida em 1751, estão previstas para terminar em meados de 2026
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Magé, na Baixada Fluminense, está passando por um processo de restauração e, durante as obras, abriu as portas para visitas guiadas. Entre os mais ansiosos pelo resultado está Patrícia Paime Cabral, de 53 anos, que celebrou seu casamento na igreja há 32 anos, no mesmo local onde também foi batizada. "É uma grande emoção. Essa igreja faz parte da minha vida. Meus pais, que têm 60 anos de casados, também celebraram sua união aqui", relata Patrícia.
O padre Leonardo Tassinari Resende, de 49 anos, há oito à frente da paróquia, lidera a restauração da Matriz, erguida em 1751, sucedendo a igreja original de 1696. São quase três séculos de história preservados. "Deus é providente. Deus é pai", afirma o sacerdote, natural de Volta Redonda, que antes de seguir a vocação religiosa, cursava Engenharia. "Não sei fazer outra coisa na vida que não seja ser padre", diz Leonardo, ressaltando sua dedicação à missão.
Os três sinos de bronze originais devem voltar a soar em meados do ano que vem, prazo estimado para conclusão da restauração interna, que exige trabalho minucioso. O restaurador Alisson José dos Reis, de 43 anos e 26 de profissão, destaca o desafio técnico: "Em alguns pontos foi necessário remover oito camadas de tinta para chegar ao original".
Os altares barrocos, conhecidos pela riqueza de detalhes, receberam adornos em folha de ouro aplicados com óleo extraído da pele de coelho, técnica que está sendo novamente utilizada. Alisson, especialista em igrejas históricas de Minas Gerais, explica que a de Nossa Senhora da Piedade de Magé é a primeira do Caminho do Ouro, rota de devoção e história entre Rio e Minas.
Quando as obras forem concluídas, a igreja retomará as missas diárias às 7h. Por enquanto, as celebrações acontecem em uma igreja improvisada em uma quadra esportiva próxima, no Centro de Magé.
O projeto de restauração conta com patrocínio da Prefeitura de Magé, Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, via edital "Reviver Memórias".
Curiosidades sobre a igreja:
Parte da estrutura original foi construída com óleo extraído da gordura de baleia para unir as pedras. O trabalho de restauração é tão delicado que camadas de tinta são removidas com bisturis cirúrgicos. A paróquia celebra sua data em 15 de setembro, dia de Nossa Senhora da Piedade.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado