RJ em Foco

Auto de Natal com trupe circense anima programação natalina no Recreio dos Bandeirantes

Palco será montado na Rua Athos Bulcão e o espetáculo começa às 20h

Agência O Globo - 15/12/2025
Auto de Natal com trupe circense anima programação natalina no Recreio dos Bandeirantes
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio, será palco neste sábado (16) do “Auto da Alegria”, tradicional auto de Natal dirigido por Luis Fernando Bruno. O espetáculo, com entrada franca, será apresentado ao ar livre na Rua Athos Bulcão, a partir das 20h. A iniciativa integra a programação natalina da cidade e é promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por meio do Vicariato Episcopal para a Cultura, com apoio da Prefeitura do Rio.

Há duas décadas em cartaz, o “Auto da Alegria” já emocionou mais de 150 mil pessoas e, neste ano, inicia sua adaptação para o cinema. Com estética vibrante e linguagem acessível, a montagem narra o nascimento de Cristo sob a ótica irreverente e poética de uma trupe circense.

— Mais do que celebrar uma data, o "Auto da Alegria" propõe uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento do Menino Jesus, convidando o público a reencontrar a criança interior que habita em cada um — destaca o diretor Luis Fernando Bruno.

O espetáculo reúne atores, cantores e bailarinos que interpretam personagens clássicos do circo, conduzindo o público por uma leitura afetuosa e divertida do Natal. Humor, emoção, alegria e músicas originais compõem a apresentação, transmitindo uma mensagem de fé, renovação e encantamento.

Os figurinos coloridos, maquiagens marcantes e a cenografia envolvente criam uma atmosfera lúdica, enquanto a trilha sonora — com composições inéditas e variados estilos — reforça o espírito festivo e humano da produção.

A direção musical é de Thiago Garcia, a direção de movimento de Carlos Fontinelle e a supervisão geral de Isabella Secchin. O elenco conta com Anderson Barreto, Pamela Costa, João Gregório, Luis Fernando Bruno, Bill Sala, Alina Cunha, Bel Miranda, Maju Atty e João Caldeira.