RJ em Foco
Pesquisa da OAB-RJ revela que 67% das advogadas vítimas de violência não denunciam agressores
Levantamento ouviu mais de 980 profissionais do Direito no Rio de Janeiro
Uma pesquisa realizada pela Ouvidoria da Mulher da OAB-RJ revelou que 67,7% das advogadas vítimas de violência física ou psicológica não denunciaram seus agressores. O levantamento, intitulado "Ser Advogada Não me Salva", contou com a participação de 989 profissionais do Direito.
Para coletar os dados, a OAB-RJ disponibilizou temporariamente em seu portal um questionário com 17 perguntas sobre violência contra a mulher advogada. O estudo apontou que 78,6% das participantes já sofreram algum tipo de violência.
A violência psicológica foi a mais recorrente, atingindo 85,3% das vítimas. Os principais agressores mencionados foram parceiros ou ex-parceiros (37,9%) e colegas de profissão (17,2%). Entre as respondentes, 97,1% se declararam mulheres cisgênero, sendo as faixas etárias mais afetadas as de 35 a 45 anos (36,5%) e de 25 a 35 anos (23,5%). Quase metade das advogadas (49,7%) reside na capital fluminense.
“Infelizmente, o nosso estado ainda ocupa o segundo lugar no país em casos de violência contra a mulher. É urgente que o poder público priorize o enfrentamento deste sério problema social e nós, como ponte com a população, vamos lutar por isso”, afirmou a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.
Diante dos primeiros resultados, a Ouvidoria da Mulher está realizando um novo levantamento para identificar cerca de 500 mulheres que aceitaram conversar com a equipe. Segundo Andréa Tinoco, ouvidora da Mulher da OAB-RJ, o objetivo é oferecer apoio, estruturar políticas internas de prevenção, orientação e conscientização, criando um ambiente mais seguro e acolhedor para as advogadas:
“Nosso compromisso é transformar esses números em políticas que garantam um exercício profissional livre de qualquer forma de violência e discriminação. A escuta ativa das advogadas será o eixo central dessa construção.”
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado