RJ em Foco
Rio de Janeiro enfrenta mudança no tempo com risco de temporais
Instabilidade avança pelo estado a partir do fim da manhã e se intensifica durante a tarde
O Rio de Janeiro terá uma virada no tempo nesta segunda-feira. Segundo o Climatempo, a partir do fim da manhã, a instabilidade se espalha por todo o estado, com previsão de chuva de intensidade moderada a forte e risco de temporais em diversas regiões. O Centro de Operações Rio (COR) alerta ainda para a possibilidade de ocorrência de raios.
A mudança climática nesta última semana da primavera é provocada pela combinação entre o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, a atuação de uma área de baixa pressão e o excesso de calor e umidade na atmosfera. Esse cenário favorece a formação de nuvens carregadas, pancadas de chuva intensas e temporais, conforme informa o Climatempo.
CLIQUE AQUI E VEJA NO MAPA DO CRIME DE NITERÓI COMO SÃO OS ROUBOS NO SEU BAIRRO
Na capital, a temperatura máxima prevista para esta segunda-feira é de 35°C, enquanto a mínima deve ficar em 24°C. O pico do calor está previsto entre meio-dia e 14h, segundo os meteorologistas.
Calorão continua na terça-feira
O calor deve persistir. O COR informou em seu perfil no X que, na terça-feira, a temperatura pode chegar a 38°C na cidade do Rio. O dia será de céu nublado a parcialmente nublado, com ventos de moderados a fortes. Recomenda-se que a população beba água, use roupas leves, tome banhos frios, mantenha os ambientes arejados, faça refeições leves e utilize protetor solar.
Na quarta-feira, o tempo seguirá instável devido à passagem da frente fria. A previsão é de céu nublado a encoberto, com chuva de moderada a forte durante a madrugada e manhã, passando a fraca a moderada no período da tarde. Os ventos permanecem de moderados a fortes, e as temperaturas terão acentuado declínio.
Na quinta e sexta-feira, a cidade estará sob influência de ventos úmidos vindos do oceano. O céu deve permanecer nublado, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos variam de fracos a moderados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado