RJ em Foco
Roubo de veículo aumenta em três bairros da Zona Sul do Rio no 1º semestre de 2025
Três bairros da região registraram crescimento nos casos em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Mapa do Crime.
Três bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro apresentaram aumento nos casos de roubo de veículo no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Mapa do Crime, ferramenta interativa do GLOBO, que chega à sua segunda edição nesta semana.
Dos 147 bairros mapeados na cidade, 36 registraram alta no indicador, sendo três deles localizados na Zona Sul. Em termos percentuais, um dos bairros teve aumento expressivo de 50% nos roubos de veículos — foram quatro casos no primeiro semestre de 2024, contra seis no mesmo período de 2025. Apesar do crescimento percentual, os números absolutos ainda são considerados baixos.
Outro bairro da região registrou elevação de 28 para 30 casos, enquanto um terceiro, que não teve ocorrências no ano passado, contabilizou cinco registros em 2025.
Nos demais bairros da Zona Sul, os números permaneceram estáveis ou apresentaram queda. Exemplos incluem bairros com dois ou três casos em cada período, outros sem nenhum registro e alguns com redução no total de ocorrências.
Em números absolutos, Botafogo liderou com 43 roubos de veículo de janeiro a junho deste ano (eram 44 no mesmo período de 2024). Por outro lado, Copacabana, Cosme Velho e Leme registraram apenas um caso cada, enquanto Rocinha e Vidigal não tiveram ocorrências.
Confira o número de roubos de veículos registrados por bairro da Zona Sul carioca no primeiro semestre de 2025:
Botafogo: 43 casos
Flamengo: 30
Humaitá: 6
São Conrado: 5
Ipanema: 3
Gávea: 2
Jardim Botânico: 2
Urca: 2
Copacabana: 1
Cosme Velho: 1
Leme: 1
Rocinha: nenhum caso
Vidigal: nenhum caso
Sobre o Mapa do Crime
O Mapa do Crime é uma plataforma interativa criada para monitorar roubos e entender a dinâmica da violência no Rio de Janeiro e em Niterói. A ferramenta, agora em sua segunda edição, traz dados inéditos sobre roubos de celular, a transeunte, de veículo e em coletivo, abrangendo 147 bairros da capital e 51 de Niterói.
Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação junto ao Instituto de Segurança Pública (ISP), que normalmente divulga estatísticas por áreas de batalhões e delegacias. Para detalhar as dinâmicas criminais em nível local, o GLOBO solicitou dados por bairro, alcançando um nível inédito de detalhamento na divulgação dos indicadores criminais no Rio.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado