RJ em Foco

Ney Matogrosso prestigia ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense

Homenageado da escola em 2026, artista participa do evento, grava para documentário e emociona comunidade; enredo “Camaleônico” é assinado por Leandro Vieira

Agência O Globo - 15/12/2025
Ney Matogrosso prestigia ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense
Ney Matogrosso - Foto: Reprodução

O ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense, realizado neste domingo em Ramos, Zona da Leopoldina do Rio de Janeiro, teve uma presença ilustre: Ney Matogrosso. O artista, que será homenageado pela escola no Carnaval de 2026, compareceu à Rua Euclides Faria para prestigiar o treino da agremiação e registrar imagens para seu documentário.

Ao lado do carnavalesco Leandro Vieira, Ney Matogrosso, que celebra 50 anos de carreira e completa 85 anos em 2025, cantou trechos do samba-enredo da Rainha de Ramos. A participação do cantor contagiou o público e os integrantes da escola, que entoaram com ainda mais entusiasmo o samba em sua homenagem.

“É uma honra muito grande para a comunidade da Leopoldina receber um artista do quilate de Ney Matogrosso. E hoje ele pôde ver de perto o show que os componentes vêm dando todos os domingos na rua. Uma escola solta, livre, se jogando na festa como o samba canta. Ney merece todas as homenagens e a Imperatriz promete um Carnaval à altura do que ele representa”, afirmou a presidente da Imperatriz, Catia Drumond.

O documentário “Ney por Trás das Máscaras”, dirigido por Esmir Filho, vai mostrar os bastidores do processo criativo da escola, celebrando a trajetória, a obra e a performance marcante do intérprete de sucessos como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Homem com H” e “Metamorfose Ambulante”.

Com o enredo “Camaleônico”, idealizado por Leandro Vieira, a Imperatriz Leopoldinense será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval (15/02), em busca do décimo título de sua história.

“No dia em que convidei Ney para ser enredo da Imperatriz, pedi que ele não deixasse de presentear nossa comunidade em seu território, e a si mesmo, com uma ida para sentir a vibração do nosso ensaio de rua. Chegou o dia do presente. Hoje, Ney esteve nas ruas e encruzilhadas de Ramos”, declarou Leandro Vieira.