RJ em Foco

Rio apresenta novas atrações natalinas no Theatro Municipal e na Rocinha

Confira até quando as novidades, que iluminam o Centro e a Zona Sul, estarão disponíveis ao público

Agência O Globo - 15/12/2025
Rio apresenta novas atrações natalinas no Theatro Municipal e na Rocinha
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O clima natalino já toma conta do Rio de Janeiro, que ganhou duas novas atrações para celebrar a época mais festiva do ano: uma projeção temática na fachada do Theatro Municipal, no Centro, e a Cidade Encantada da Rocinha, na Zona Sul.

No Theatro Municipal, a fachada histórica se transforma com uma projeção inspirada no balé "O Quebra-Nozes", reunindo cenas marcantes do espetáculo em sessões de dez minutos. Ao final de cada exibição, um cronômetro informa o tempo para a próxima apresentação. A atração, que estreou na última sexta-feira (12), segue até o dia 28 de dezembro (exceto nos dias 24 e 25), sempre das 18h40 às 22h. Entre as ilustrações exibidas, destacam-se o Boneco Quebra-Nozes, o Rei e a Rainha da Neve e a Madame Bombom.

— A experiência foi ótima. O cenário está muito bonito. Soube pelas redes sociais, fiquei muito animada e vim. Não poderia deixar de entrar no clima — relata Pilar Bento, bancária de 34 anos, que visitou o local acompanhada de uma amiga no sábado (13).

Moradora de Niterói, a analista de projetos Fernanda Albernaz, de 47 anos, também fez questão de prestigiar a novidade: — O período natalino é um momento de confraternização. Achei o trabalho muito bem feito. Fiquei encantada.

A decoração não se limita ao exterior do teatro. No átrio, uma árvore de Natal de cinco metros de altura, adornada com 720 bolas em tons verde e dourado e 8.400 lâmpadas de LED com efeito estroboscópico, cria um brilho pulsante e sofisticado. A visitação é gratuita.

Na próxima quinta-feira (18), ao meio-dia, o Projeto Ópera do Meio-Dia terá uma edição especial de Natal. Um quarteto natalino, acompanhado de pianista, apresentará gratuitamente clássicos do repertório festivo na escadaria interna do Theatro Municipal.

— Entendemos que o período de Natal é especial e preparamos uma programação para que o público vivencie este momento com arte. No palco, mas também em cada área do Theatro, que é um patrimônio arquitetônico e histórico para todos nós — afirma Clara Paulino, presidente da Fundação Theatro Municipal.

Rocinha celebra o Natal com tecnologia e emoção

Na Rocinha, a Cidade Encantada — ativação tecnológica gratuita — ilumina a Via Ápia todas as noites, das 19h à 1h, até 5 de janeiro. A inauguração, realizada no sábado (13), contou com apresentações da Orquestra Light da Rocinha, espetáculo "REC — Rocinha em cena" e distribuição de presentes.

A iniciativa foi idealizada por João Bosco, presidente da Associação de Moradores da Rocinha, e contou com o envolvimento da comunidade na montagem da estrutura.

— Quando tudo ficou pronto, a Rocinha viveu algo difícil até de explicar. Muitos moradores assistiram a uma orquestra pela primeira vez e muitos se emocionaram. A Cidade Tecnológica do Natal Encantado da Rocinha não perde para nenhum município, nenhum estado, nenhum país. Talvez sejamos a primeira favela do Brasil a viver algo desse tamanho, desse cuidado, dessa beleza — destaca Bosco.

O fotógrafo Dan Delmiro, que registrou o evento, complementa: — Foi uma festa maravilhosa. A Rocinha virou a cidade do Papai Noel. Ver as famílias encantadas com toda aquela produção, que não foi fácil, foi emocionante.