RJ em Foco
Mapa do Crime passa a exibir roubos em bairros de Niterói; veja como consultar a ferramenta do GLOBO
Ferramenta permite identificar bairros mais perigosos, evolução dos crimes e horários de maior risco em Niterói e Rio.
O Mapa do Crime, ferramenta interativa de monitoramento de roubos do GLOBO, agora inclui dados inéditos sobre delitos em Niterói. A atualização, disponível a partir desta segunda-feira no site do jornal, pode ser acessada por computador, celular ou tablet. O recurso permite compreender quais bairros são mais perigosos, onde o crime mais avançou e os horários menos seguros para circular. São informações detalhadas sobre 147 bairros do município do Rio e outros 51 de Niterói. Os dados se baseiam em microdados do Instituto de Segurança Pública (ISP) até o primeiro semestre de 2025, os mais recentes disponíveis.
Lançada em julho passado, durante as comemorações do centenário do jornal, a ferramenta ganhou novos filtros e opções de visualização. O leitor pode analisar separadamente os quatro tipos de crimes mapeados — roubos a transeunte, de celular, em coletivo e de veículos —, além de avaliar tendências criminais com dois recortes temporais: apenas os primeiros semestres de cada ano (de 2020 a 2025) ou os anos completos (de 2020 a 2024). Os dados podem ser exibidos em números absolutos, taxas por cem mil habitantes ou variação percentual em relação ao ano anterior.
Cada opção gera um mapa com gradação de cores: tons mais escuros indicam bairros com maior incidência de roubos, taxas mais altas ou aumentos mais expressivos; tons claros destacam áreas com menos ocorrências ou redução dos casos. Também há a possibilidade de consultar os dados em formato de ranking.
Para detalhar a situação de um bairro específico, basta clicar sobre ele no mapa ou buscar pelo nome. Uma nova aba apresenta a série histórica de crimes de 2020 a 2025, a variação dos delitos em relação ao ano anterior, comparações com outros bairros e um mapa de calor com horários e dias de maior incidência.
O Mapa do Crime foi desenvolvido a partir de mais de 280 mil registros de ocorrências — 9 mil de Niterói e mais de 270 mil do Rio — obtidos via Lei de Acesso à Informação junto ao ISP. O órgão divulga mensalmente estatísticas divididas por áreas de batalhões da PM e delegacias, abrangendo vários bairros. Para obter dados hiperlocais, O GLOBO solicitou informações como coordenadas ou nomes de ruas, mas teve o pedido negado por serem consideradas sigilosas.
As menores unidades territoriais disponíveis são os bairros, foco do Mapa do Crime, que pela primeira vez divulga indicadores criminais em Niterói com esse nível de detalhamento. O GLOBO utilizou inteligência artificial para detectar erros de digitação e realizou checagens para corrigir informações incorretas nos boletins de ocorrência, como vítimas que mencionaram locais distintos do bairro correto.
Em apenas 5% dos registros não foi possível determinar o bairro do crime. Devido à baixa quantidade de casos em algumas delegacias, certos bairros foram agrupados, como Jardim Imbuí, em Niterói, apresentado junto com Piratininga.
Diferentemente do ISP, que divulga registros pela data de comunicação à polícia, O GLOBO utiliza a data do fato: um roubo ocorrido em 31 de dezembro de 2023, mas registrado no dia seguinte, será contabilizado em 2023 na ferramenta.
O período das ocorrências nesta atualização do Mapa do Crime vai de 2020 ao primeiro semestre de 2025. Novos dados referentes ao segundo semestre serão incluídos assim que disponíveis. Leitores também podem compartilhar relatos de violência pelo e-mail [email protected].
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado