RJ em Foco
Chuva forte e ventos causam estragos no Rio: árvores e postes caídos interditam vias
Calor intenso e alta umidade favorecem áreas de instabilidade na capital fluminense
Fortes chuvas e rajadas de vento durante a madrugada deste sábado (13) provocaram diversos estragos em pontos do Rio de Janeiro, incluindo quedas de árvores, tombamento de postes e interdições de vias. Às 3h, o Centro de Operações e Resiliência Rio decretou nível de severidade alto, válido até as 3h de domingo (14).
De acordo com o Sistema Alerta Rio, os cinco maiores acumulados de chuva entre 0h e 6h foram registrados nas estações de Jacarepaguá/Tanque (11,8 mm), Anchieta (10,6 mm), Irajá (9,8 mm), Piedade (9,0 mm) e Madureira (6,8 mm).
A chuva teve início por volta das 2h, começando de forma fraca na estação Av. Brasil/Mendanha (0,4 mm), mas rapidamente núcleos de chuva moderada a forte se espalharam pela cidade. Também foram registradas ocorrências de raios e rajadas de vento de até 50 km/h, segundo a REDEMET.
Durante a madrugada, equipes da Comlurb atuaram na retirada de uma árvore caída na rua Professor Eurico Rabelo, próximo ao Portão 11 do Maracanã, na Zona Norte. Uma faixa da via ficou interditada por cerca de uma hora.
Na Ilha do Governador, uma árvore caiu sobre a fiação na rua Professor Alberto Meier, derrubando um poste. Situação semelhante ocorreu na rua Cardoso Junior, próximo à rua das Laranjeiras, na Zona Sul. Galhos também caíram na rua Professor Luiz Catanhede, em Laranjeiras.
Na Zona Oeste, a rua Cabiúna, em Senador Vasconcelos, ficou parcialmente interditada devido à queda de árvore na altura da rua Mário Mendes. Já no Flamengo, um poste caiu na rua Senador Vergueiro, interditando parcialmente a via na altura da rua Tucumã. A CET-Rio esteve no local para orientar o trânsito.
Pela manhã, a intensidade da chuva diminuiu em vários pontos da cidade, permanecendo fraca. Rajadas de vento moderado foram registradas por volta das 8h nas estações Forte de Copacabana (49 km/h), Vila Militar (44,6 km/h) e Marambaia (40,3 km/h).
Previsão do tempo para este sábado no Rio
Segundo o Alerta Rio, o calor e a alta umidade mantêm o risco de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento até a madrugada de domingo. Os termômetros podem chegar a 36°C neste sábado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado