RJ em Foco
Operação da PF apura desvio de R$ 15 milhões de contas da Justiça do Trabalho no RJ
Esquema fraudava processos ao habilitar terceiros como beneficiários de alvarás judiciais, aponta investigação
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Apócrifo, com o objetivo de investigar um esquema de desvio de valores das contas da Justiça do Trabalho, destinados ao pagamento de alvarás judiciais. As apurações indicam que cerca de R$ 15 milhões foram desviados entre 2022 e 2025.
Os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão em residências de investigados localizadas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e em Valença, no Sul do estado do Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, o esquema consistia em habilitar terceiros que não faziam parte dos processos judiciais, colocando-os como beneficiários de valores a receber. Um servidor da Justiça do Trabalho, apontado como principal responsável pela execução da fraude, foi um dos alvos da operação.
O inquérito policial foi instaurado a partir de informações do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), que identificou irregularidades no pagamento dos alvarás e a possível participação de servidores. O tribunal colaborou com as investigações, fornecendo documentos e dados relevantes.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato e inserção de dados falsos em sistemas de informação. A apuração é conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu (DPF/NIG).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados