RJ em Foco

Saiba quem é Rabicó, alvo da Operação Contenção no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo

Mil policiais civis e militares foram mobilizados para ação no principal reduto do criminoso

Agência O Globo - 11/12/2025
Saiba quem é Rabicó, alvo da Operação Contenção no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo
Saiba quem é Rabicó, alvo da Operação Contenção no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo - Foto: reprodução

Antônio Ilário Ferreira, conhecido como Rabicó, de 61 anos, foi o principal alvo de uma operação deflagrada nesta quinta-feira no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Apontado como chefe do tráfico de drogas no conjunto de favelas e um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV), Rabicó já foi condenado a mais de 27 anos de prisão, cumpriu 11 anos em um presídio federal em Campo Grande (MS) e foi solto em 2019 após decisão da Justiça.

Rabicó responde a processos por homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação e organização criminosa, além de porte e posse ilegal de armas de fogo. Ele foi preso em 2008, em Mamanguape, Pernambuco, onde vivia com a família e se apresentava como empresário do setor de reciclagem, conforme investigação policial.

Mesmo durante o período em que esteve preso, Rabicó continuou comandando ações criminosas, segundo a polícia. Em 2014, mais de R$ 3 milhões pertencentes ao traficante foram apreendidos pela polícia em tonéis escondidos na mata, nas regiões da Mangueira e do Salgueiro. Também foram encontrados 50 quilos de cocaína e diversas armas.

Hello Kitty era aliada

Uma das principais aliadas de Rabicó foi Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, a Hello Kitty. Sua ascensão dentro do Comando Vermelho, patrocinada por Rabicó, gerou descontentamento entre membros antigos da facção. Hello Kitty foi morta pela polícia em 2021, durante operação no Complexo do Salgueiro. Ela também era investigada por envolvimento em assaltos em áreas sob responsabilidade das delegacias de Niterói, como a 76ª DP (Centro) e a 78ª DP (Fonseca).

Treinamento de cúmplice na Ucrânia

Em novembro deste ano, a Polícia Civil identificou Philippe Marques Pinto, de 29 anos, ligado a Rabicó, realizando um “intercâmbio” na Ucrânia para aprender técnicas de guerra. Segundo a corporação, ele viajou ao país para adquirir conhecimentos militares e técnicas de combate, com o objetivo de utilizá-los contra as forças de segurança do Rio de Janeiro. Foram identificadas pelo menos três viagens de Philippe à Europa: em junho de 2023, junho de 2024 e setembro deste ano, todas partindo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão).

O Disque Denúncia solicita que informações sobre Rabicó sejam repassadas pelos seguintes canais: Whatsapp ou Telegram (21 98849-6099); Central de Atendimento do Disque Denúncia (21 2253-1177); inbox do Facebook (https://www.facebook.com/procurados.org/); e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.