RJ em Foco

Caminhos de Niterói discute estratégias de segurança com transmissão ao vivo

Evento no auditório da Editora Globo, nesta segunda-feira (1º), reúne prefeito, especialistas e referência internacional em políticas de prevenção

Agência O Globo - 01/12/2025
Caminhos de Niterói discute estratégias de segurança com transmissão ao vivo
ponte_rio-niteroi.webp

O evento Caminhos de Niterói será transmitido ao vivo a partir das 15h desta segunda-feira (1º). A iniciativa, que inaugura uma série de debates sobre segurança pública, antecede em dois dias a 30ª Cúpula Mercocidades, marcada para acontecer em Niterói.

A cidade, que nos últimos anos registrou quedas consecutivas nos principais indicadores criminais, foi escolhida como ponto de partida para discutir modelos inovadores de prevenção à violência. O debate contará com a presença do colombiano Hugo Acero, referência internacional na formulação de políticas de segurança cidadã; do prefeito Rodrigo Neves; de Alberto Kopittke, diretor-executivo do Instituto Cidade Segura; do coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira, comandante do 12º BPM; e da pesquisadora Carolina Grillo, coordenadora do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni) da UFF. A mediação será de Rafael Galdo, editor de Rio dos jornais O GLOBO e Extra.

O encontro presencial acontece no auditório da Editora Globo, no Centro do Rio, com participação gratuita mediante inscrição prévia. Interessados podem se registrar pelo link oglobo.globo.com/projetos/caminhosdeniteroi.

A programação será aberta com uma conferência de Hugo Acero, ex-secretário de Segurança de Bogotá, que reúne três décadas de experiência em políticas de prevenção, convivência e gestão territorial. Acero apresentará diagnósticos e lições de experiências latino-americanas na redução da violência urbana.

Na sequência, uma mesa de debate será composta pelo prefeito Rodrigo Neves, responsável pela implementação do Pacto Niterói Contra a Violência, lançado em 2018. O programa ampliou investimentos municipais em prevenção social, urbanismo e tecnologia, além de firmar convênios que reforçaram o efetivo das polícias Militar e Civil.

— Niterói fez uma escolha estratégica há dez anos: priorizar a prevenção à violência urbana e a segurança pública com responsabilidade, planejamento e cooperação. Investimos na Guarda Municipal como polícia comunitária, nos convênios com as forças estaduais e em sistemas de monitoramento e portais de segurança nas entradas da cidade — destaca Rodrigo Neves.

Alberto Kopittke, que assessorou o município na construção do pacto, detalhará como inovação e gestão orientada por dados podem influenciar as políticas públicas de segurança.

O coronel Leonardo Oliveira, comandante do 12º BPM, trará a perspectiva operacional, abordando como ações de policiamento e estratégias de prevenção podem integrar-se às iniciativas municipais.

Encerrando a mesa, a pesquisadora Carolina Grillo, do Geni-UFF, apresentará análises acadêmicas sobre dinâmicas criminais, atuação do Estado e desafios enfrentados por cidades que buscam reduzir conflitos armados e fortalecer políticas de segurança.