Política
Dino deseja que sociedade, mercado e mídia promovam paz e ponderação
Ministro do STF quer boas práticas após eleições
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira, 26, que deseja que a sociedade civil, o mercado, a mídia, trabalhadores e líderes religiosos "sejam portadores de mensagens de paz e ponderação". No dia seguinte ao segundo turno das eleições, Dino também disse esperar que os eleitos "consigam definir bons caminhos de governança para que a nossa Pátria propicie mais políticas públicas especialmente aos mais pobres".
"Desejo que a sociedade civil, os agentes de mercado, os profissionais das várias áreas, a classe trabalhadora, as empresas de mídia, os líderes religiosos, cada um no seu espectro de atuação, sejam portadores de mensagens de paz e ponderação, em um mundo tão conflagrado por extremismos e egoísmos, que nada constroem", escreveu Dino em seu perfil no Instagram.
Na postagem, o ministro lembrou que participou da campanha Diretas Já em 1984. O movimento defendia a volta das eleições diretas para o cargo de presidente da República após a ditadura militar. "Em um país marcado por tantas rupturas institucionais desastrosas, essa persistência democrática deve sempre ser enaltecida", pontuou.
Em seguida, Dino disse que a Constituição protege o pluralismo político e exige respeito entre os cidadãos brasileiros. "Pedradas, tiros, chicotes e pessoas acorrentadas, símbolos nazistas e coações nunca mais devem fazer parte de um processo eleitoral no nosso país, já que são condutas ilegais", disse o ministro.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens