Política
Lula afirma que trabalhará com o Congresso escolhido pelo povo
Presidente reeleito promete um mandato exemplar e destaca a importância da democracia.
O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo, 25, que trabalhará com o Congresso mais à direita escolhido pelos eleitores e prometeu fazer o melhor mandato que um presidente já realizou.
O petista disse que usará os próximos dois meses para discutir o governo e que pretende se reunir com empresários, educadores e cientistas.
"Eu não escolhi o Congresso, foi o povo que escolheu e é com ele que irei trabalhar", declarou durante discurso no QG da campanha, no hotel InterContinental, na capital paulista.
Reeleito para seu quarto mandato na Presidência, Lula afirmou que concluirá o período com disposição. Disse que chegará ao fim do mandato "inteiro e correndo mais do que qualquer um" e ressaltou o orgulho de ser um metalúrgico sem formação universitária eleito quatro vezes para comandar o País.
O presidente atribuiu a vitória "à honradez, ao nacionalismo e à defesa da democracia pelo povo brasileiro", e não apenas a ele e ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Também agradeceu às mulheres pelas manifestações de carinho recebidas e afirmou que Deus foi generoso com sua trajetória.
Lula destacou ainda a virada em relação ao primeiro turno, no qual terminou atrás de Flávio. Disse que, embora nunca tenha vencido uma eleição presidencial na primeira rodada, também nunca perdeu uma disputa de segundo turno.
Na segurança pública, o petista afirmou que está provado que os Estados, sozinhos, não conseguem dar conta do problema.
O presidente voltou a elogiar a atuação do deputado federal André Janones (Rede-MG) na campanha. Em referência à mobilização de apoiadores, disse duvidar que Estados Unidos e China tenham um exército tão vitorioso quanto o "Exército do Janones".
Com 99,98% das urnas apuradas, Lula tinha 51,78% dos votos válidos, contra 48,22% de Flávio, uma vantagem de aproximadamente 4,4 milhões de votos.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens