Política

Lula entrega pedido ao TSE para abertura de sigilo

Presidente desafia Flávio Bolsonaro a fazer o mesmo

Agência Brasil 19/10/2026
Lula entrega pedido ao TSE para abertura de sigilo
Lula anuncia entrega de pedido de abertura de sigilo ao TSE em evento no Centro Histórico de Porto Alegre.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição (PT), afirmou que irá entregar nesta terça-feira (20) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma autorização para a quebra de seu sigilo telefônico e bancário, assim como o de sua família.

Lula também desafiou seu adversário, Flávio Bolsonaro (PL), a abrir seu sigilo bancário e fiscal. O desafio foi proferido nesta segunda-feira (19) em Porto Alegre, durante um ato no Centro Histórico da cidade.

“Eu vou entregar isso amanhã, no Tribunal Eleitoral, na expectativa de que o candidato adversário apresente a abertura do seu sigilo, das suas empresas e da sua família. E por que que eu estou fazendo isso? Porque é preciso de uma vez por toda acabar com a história de ladrão ficar chamando gente honesta de ladrão”, disse.

Lula também declarou que tomou a decisão de autorizar a abertura dos dados de seus cinco filhos – Fábio Luís, Lurian, Marcos, Sandro e Luis Claudio – devido a constantes informações falsas e especulações sobre a honra da sua família durante as disputas eleitorais. "Fiz questão de colocar meus cinco filhos porque toda eleição se inventa uma coisa contra minha família e eu resolvi não ficar quieto".

O desafio foi reiterado por Lula durante uma conversa com a imprensa, que antecedeu o ato em Porto Alegre. O tema emergiu durante o debate presidencial realizado no domingo (18), quando Lula questionou o patrimônio declarado por Flávio Bolsonaro, propondo então a abertura das contas bancárias e sigilos telefônicos de ambos os candidatos para avaliação antes das eleições.

“A única coisa que eu estou pedindo é que ele [Flávio Bolsonaro] tenha a coragem de provar que é honesto”, acrescentou. “Eu vou entregar na expectativa que ele entregue a dele e eu quero que a Justiça investigue e depois divulgue, para o povo brasileiro saber quem é ladrão ou quem não é ladrão neste país”, desafiou.

O ato, que ocorreu na tarde de segunda-feira, contou com a presença de milhares de apoiadores de Lula, que se reuniram no Largo dos Açorianos, localizado entre o bairro Cidade Baixa e o Centro Histórico. Durante a caminhada pela Avenida Borges de Medeiros até o centro, Lula escreveu em um cartaz a frase "abre o sigilo Flávio".