Política

Renan Santos critica apoio de Augusto Cury a Flávio Bolsonaro: 'Comédia'

Ex-candidato à Presidência alerta sobre manobras políticas em apoio ao candidato do PL

Estadao Conteudo 09/10/2026
Renan Santos critica apoio de Augusto Cury a Flávio Bolsonaro: 'Comédia'
Renan Santos - Foto: Reprodução / Instagram

Em vídeo publicado nas redes sociais, Renan Santos, ex-candidato à Presidência pelo partido Missão, criticou a declaração de apoio de Augusto Cury (Avante) a Flávio Bolsonaro (PL), que disputará o segundo turno contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Esse cara é um comédia. As pessoas votaram em um comédia", declarou Renan. Ele afirmou também que o movimento seria uma manobra do Avante para negociar posições em um eventual governo de Flávio Bolsonaro.

Na quinta-feira, 8, o escritor Augusto Cury declarou seu apoio a Flávio Bolsonaro mediante o compromisso com oito prioridades, estabelecidas em um termo assinado pelo candidato do PL. Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) já haviam manifestado seu apoio.

Em outro vídeo, Renan Santos revelou que, após o anúncio de apoio dos outros ex-presidenciáveis, ele e membros do partido Missão foram procurados para também apoiar o candidato do PL. "Ninguém vai vir empurrar a mim, ninguém vai vir empurrar ao nosso grupo. Nós temos dignidade, não somos iguais aos demais candidatos", afirmou na publicação.

O político disse ainda que o bolsonarismo "virou dono da direita". "É impossível ganhar uma eleição no campo da direita sem ser bolsonarista", declarou. Segundo Renan, ele só foi considerado de direita agora, após o primeiro turno, quando foi demandado por sua posição política.

"Me chamaram de esquerdista e comunista a campanha toda. Chega o segundo turno, agora sou direitista. Agora, tenho obrigações com a direita. Que conversa é essa? Mesmo minhas propostas têm sido muito mais à direita que as do Flávio", relatou.

Ainda no vídeo, ele afirma que "não estava fechado com ninguém", apenas com a sua dignidade e a de seus seguidores. Além disso, garante que seus apoiadores sabem o que deve ser feito no segundo turno, mas que ele não irá se expor em brigas e campanhas.

Renan Santos obteve mais de 2,6 milhões de votos no primeiro turno das eleições, ficando em 4º lugar.