Política
Presidência do Senado é assunto para depois do 2º turno, diz coordenador de campanha de Flávio
O coordenador de campanha de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência, senador Rogério Marinho (PL-RN), afirmou nesta segunda-feira, 5, que a discussão sobre uma eventual candidatura dele à Presidência do Senado na próxima legislatura só deverá ocorrer após o segundo turno da eleição presidencial.
O PL foi o partido mais vitorioso nas urnas neste domingo, 4, tendo eleito 19 senadores. Com o resultado, a legenda contará com 28 parlamentares na próxima legislatura, perto do número mágico de 41 votos necessários para eleger o presidente da Casa. Marinho, que já disputou o cargo em 2023, mas perdeu para Rodrigo Pacheco, é um dos cotados para a disputa que ocorrerá em fevereiro de 2027.
"Isso é um assunto para a gente debater após o segundo turno. É evidente que, pela magnitude da bancada do PL no Senado e da Câmara, uma das duas casas naturalmente terá a aspiração do partido de presidi-las. Agora, esse é um processo que requer uma convergência, uma transigência e uma negociação com outros partidos. Porque o PL, por maior que seja a bancada, sozinho não vai eleger ninguém", declarou o senador.
Uma das candidatas com pretensão de se lançar na disputa é a senadora Tereza Cristina (PP-MS). Marinho destacou que a intenção da colega é "extremamente respeitável" e afirmou que eles buscarão convergir.
"A Tereza Cristina é uma extraordinária parlamentar, é uma parceira de longa data, foi deputada federal comigo, é minha amiga particular, é uma pessoa extremamente qualificada e tem todo o direito de pleitear, como qualquer outro senador da República. Agora a gente vai sentar e não há confusão entre nós. Vai haver convergência, não tenho dúvida nenhuma", avaliou.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades