Política

Flávio Bolsonaro tem maior rejeição entre candidatos na pesquisa Indexa/Broadcast

Senador registra 51% de rejeição; Lula também apresenta índice elevado

Estadao Conteudo 30/09/2026
Flávio Bolsonaro tem maior rejeição entre candidatos na pesquisa Indexa/Broadcast
Flávio Bolsonaro tem maior rejeição entre candidatos na pesquisa Indexa/Broadcast - Foto: © telegram SputnikBrasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) figura como o candidato à Presidência da República com a maior rejeição, com 51% dos eleitores afirmando que jamais votariam nele, conforme a pesquisa Indexa/Broadcast divulgada nesta quarta-feira, 30. O índice de rejeição ao senador carioca aumentou em dois pontos percentuais em relação à rodada anterior, realizada em 15 de setembro, que registrava 49% de rejeição.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresenta 50% de rejeição entre os eleitores que afirmam que não votariam nele, um ponto percentual a mais que na rodada anterior.

Entre os entrevistados, 36% declaram que com certeza votariam em Lula, cifra que permanece estável em comparação com a pesquisa anterior. Outros 12% afirmam que poderiam votar no presidente, contra 14%% na rodada anterior. A parcela que não o conhece o suficiente para opinar manteve-se em 1%.

No caso de Flávio, o percentual dos que seguramente votariam nele se manteve em 33%%, enquanto o grupo que poderia escolhê-lo ficou em 14%%. Apenas 1% afirma não conhecê-lo o suficiente para opinar, contra 3%% da rodada anterior.

Somando as parcelas dos que com certeza votariam e dos que poderiam votar, o potencial eleitoral de Lula chega a 48%%, enquanto o de Flávio é de 47%%.

Entre os demais candidatos, o influenciador Renan Santos (Missão) apresenta 41% de rejeição; o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 40%; o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), 36%; e o escritor Augusto Cury (Avante), 30%%. Os porcentuais dos que afirmam não conhecer esses candidatos o suficiente são 23%%, 22%%, 18%% e 33%%, respectivamente.

Caiado tem potencial eleitoral de 42%%, sendo composto por 2% que com certeza votariam nele e 40%% que poderiam fazê-lo. Cury soma 35%%, Zema alcança 33%% e Renan, 32%%.

Maior temor

A pesquisa também questionou os eleitores sobre seus maiores temores na disputa política atual. Um novo mandato de Lula foi citado por 40%%, ante 38%% na rodada anterior, enquanto a volta da família Bolsonaro ao poder foi mencionada por 39%%, contra 36%% anteriormente.

Outros 8%% disseram temer as duas possibilidades, contra 10%% de 15 de setembro, e 10%% afirmaram não temer nenhuma delas, mantendo-se estável em relação à rodada anterior. A parcela que não soube ou não opinou passou de 6%% para 3%%.

Interrogados se Lula merece mais quatro anos de mandato, 54%% dos entrevistados responderam que não, mantendo-se estável em relação à última pesquisa, enquanto 40%% afirmam que o presidente merece continuar no cargo por mais quatro anos, contra 39%% anteriormente. Outros 6%% não souberam ou não opinaram, contra 7%% de 15 de setembro.

Entre os entrevistados, 38%% afirmam que escolherão o candidato que preferem, enquanto 22%% optam por eleger um presidenciável para evitar que outro seja escolhido. Outros 32%% mencionam que a escolha do candidato se baseia em ambos os motivos na mesma medida. 5%% ainda não decidiram em quem votar e 3%% não sabem ou não opinaram.

Este é o terceiro levantamento fruto da parceria entre o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) e a Indexa Pesquisas, focado na divulgação de sondagens eleitorais qualitativas e quantitativas sobre a corrida presidencial.

A pesquisa Indexa/Broadcast ouviu 2.000 eleitores por meio de entrevistas individuais por telefone, entre 27 e 29 de setembro de 2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00698/2026.