Política

Eleição: dívida e supermercado são grandes adversários de Lula, diz diretor do Paraná Pesquisas

Renegociação de dívidas e aumento nos preços de alimentos impactam reeleição do presidente.

Estadao Conteudo 29/09/2026
Eleição: dívida e supermercado são grandes adversários de Lula, diz diretor do Paraná Pesquisas
Lula - Foto: Reprodução

O diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, afirmou nesta terça-feira, 29, que a inflação percebida no dia a dia, especialmente nos preços de alimentos, e o endividamento das famílias tendem a pesar contra a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por outro lado, as incertezas dos eleitores sobre a capacidade do senador Flávio Bolsonaro de comandar o País atuam como um freio à candidatura da oposição.

"O grande adversário do Lula chama-se 'supermercado', e, para azar do presidente, as pessoas vão semanalmente ao supermercado", disse Hidalgo durante seminário do Lide. Segundo o diretor do Paraná Pesquisas, o eleitorado feminino, que sente de forma mais imediata a pressão do orçamento doméstico, é mais sensível aos aumentos de preços.

Citando os resultados das pesquisas de seu instituto, Hidalgo acrescentou que o custo de vida se soma à piora da situação financeira das famílias, criando um ambiente desfavorável ao presidente na tentativa de um novo mandato. Conforme o pesquisador, o endividamento reforça a percepção de perda de bem-estar e limita o alcance eleitoral das medidas do governo.

O diretor do Paraná Pesquisas observou que programas de renegociação de dívida não impedem que parte da população volte rapidamente ao vermelho. "Todas as pessoas que fizeram o Desenrola já voltaram a dever", pontuou.

Ao identificar as fragilidades da oposição, Hidalgo destacou que o principal entrave do senador Flávio Bolsonaro é a dúvida do eleitorado sobre sua capacidade de assumir a Presidência. "Qual é a grande dúvida que as pessoas têm? Se ele está preparado para ser candidato a presidente."

Segundo o pesquisador, o desempenho de Flávio nos debates poderá ser decisivo para mudar essa percepção. "Se o Flávio se mostrar preparado nos debates, nos enfrentamentos, eu vejo grande chance de ele se tornar presidente do Brasil", apostou o diretor do Paraná Pesquisas.