Política
Candidatos ao Senado criticam Alcolumbre e defendem impeachment de ministros do STF
André do Prado e Guilherme Derrite se manifestaram durante debate do Estadão.
Os candidatos ao Senado por São Paulo André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP) defenderam o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e criticaram o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Ambos participaram, nesta quarta-feira, 23, de um debate do Estadão com a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
Ao ser questionado sobre como apoiará a pauta de impeachment de ministros do Supremo no Senado, inclusive na hora de eleger o presidente da Casa Legislativa, o candidato do PL declarou que não irá votar em Davi Alcolumbre.
"Ele não tem mais condições de presidir o Senado Federal diante de tantos pedidos de impeachment que ele não pauta", afirmou. Com isso, defendeu que os pedidos que estão aguardando andamento sejam discutidos.
Na mesma linha, o candidato do PP, Derrite, disse: "jamais votaria em Davi Alcolumbre para ser reconduzido como presidente do Senado Federal". Ele ressaltou a necessidade de levar adiante a pauta de impeachment na Casa, destacando que "é inadmissível 109 pedidos de impeachment de ministros da Suprema Corte serem engavetados pelo atual presidente".
Durante um bloco do debate, foi questionado se houve falha no processo de indicação do ex-comandante da PM, José Augusto Coutinho, acusado de omissão em uma investigação sobre policiais que teriam sido corrompidos pelo PCC. Coutinho foi indicado ao cargo quando Derrite era secretário de segurança pública.
Diante da pergunta, Derrite afirmou que o caso ocorreu antes da sua gestão na Secretaria de Segurança Pública. "Esse fato sobre o coronel da Polícia Militar, que foi comandante-geral, aconteceu em 2020. Essa eventual omissão dele, quando eu era deputado federal, estava no meu primeiro mandato, e o caso veio à tona após eu ter deixado a Secretaria de Segurança Pública", esclareceu. Ele enfatizou que desvios de conduta de policiais devem ser punidos.
Participam do debate os candidatos André do Prado (PL), Geraldo Rufino (Podemos), Guilherme Derrite (PP), Marina Silva (Rede), Ricardo Salles (Novo), Simone Tebet (PSB) e Soninha Francine (Cidadania).
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça