Política
BTG/Nexus: avaliação negativa do governo Lula oscila de 44% para 45%; positiva de 37% para 35%
Pesquisa BTG/Nexus aponta mudanças na percepção dos eleitores sobre a gestão do presidente.
A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou de 44% para 45%, enquanto a positiva passou de 37% para 35%, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira, 21. As variações ocorreram dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais.
Entre os entrevistados, 38% consideram o governo péssimo, e 7%, ruim. Outros 20% avaliam a gestão como boa, e 15%, ótima. A parcela que classifica o governo como regular permanece em 18%, enquanto 1% não soube ou não respondeu.
A avaliação positiva chega a 50%% entre os eleitores com 60 anos ou mais, 49%% entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental e 46%% no Nordeste. Entre as mulheres, 43%% consideram o governo ótimo ou bom, e 36%%, ruim ou péssimo.
A avaliação negativa alcança 60%% no Sul, 56%% entre os evangélicos, 55%% entre os homens e os trabalhadores formais e 52%% entre os eleitores com ensino superior. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 57%% classificam o governo como ruim ou péssimo.
Aprovação pessoal
Ao serem questionados sobre o desempenho pessoal de Lula, 50%% afirmaram que desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 46%% disseram que aprovam. Outros 4%% não souberam ou não responderam. Na rodada anterior, a desaprovação era de 49%%, e a aprovação, de 47%%.
A aprovação de Lula chega a 60%% entre os eleitores com 60 anos ou mais, 59%% entre aqueles com ensino fundamental, 58%% no Nordeste e 54%% entre as mulheres. A desaprovação alcança 64%% entre os evangélicos, 63%% no Sul e 61%% entre os homens, trabalhadores formais e eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos.
Entre os entrevistados que aprovam o desempenho do presidente, 85%% declaram voto em Lula no primeiro turno, 4%% em Ronaldo Caiado (PSD), 3%% em Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e 3%% em Augusto Cury (Avante). Entre os que desaprovam, 68%% votam em Flávio, 9%% em Cury, 7%% em Caiado e 6%% em Renan Santos (Missão). Lula registra 1%% nesse grupo.
A Nexus entrevistou 2.006 eleitores com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00485/2026.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling
-
5INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas