Política
Romeu Zema promete cortar gastos e prevê queda de juros pela metade em até um ano
Pré-candidato à Presidência, ex-governador de Minas diz que redução nos gastos federais pode baixar juros em até 12 meses
O ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema , pré-candidato à Presidência da República, afirmou nesta terça-feira (28) que, caso eleito, pretende reduzir pela metade a taxa de juros no país. Segundo Zema, essa queda pode ocorrer em até 12 meses, desde que o governo federal promova cortes significativos nas despesas públicas.
"Vou atacar a gastança. Na hora que atacar a gastança, como já teve o Teto de Gastos em 2016, 2017, a taxa de juros cai pela metade em seis, 12 meses, e isso dá um alívio gigante para quem tem dívida, para quem quer investir", declarou Zema durante participação na Agrishow, evento do setor de agronegócio realizado em Ribeirão Preto (SP). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também esteve presente no evento.
Zema aprovou criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando a atual gestão de beneficiários de grandes investidores. "Ele é o pai dos bilionários. Quem tem milhões e bilhões aplicados é que está ganhando dinheiro sem trabalhar. Esse está na maior vida boa, pode ficar sem trabalhar que, no mínimo, 15% o dinheiro dele está rendendo", afirmou.
Para o ex-governador, a atual taxa de juros prejudica o setor produtivo, que enfrenta custos de financiamento elevados, entre 25% e 30% ao ano.
alianças e escolha do vice
Romeu Zema reiterou a expectativa de que a oposição ao presidente Lula se dê em um eventual segundo turno. Ele também afirmou que participará da escolha do seu vice, mas destacou que a decisão final caberá ao partido Novo. "Está muito prematuro. Isso vai ser decidido mais adiante. No Novo, temos a separação, eu como mandatário, candidato, fico um pouco mais distante, então vamos perguntar isso ao Eduardo Ribeiro", disse, referindo-se ao presidente da legenda.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão