Política
Nelsinho Trad defende acordo Mercosul-União Europeia em reunião do Parlasul
Senador destaca oportunidades econômicas e proteção a setores nacionais durante encontro em Montevidéu
O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou que o acordo Mercosul-União Europeia representa uma oportunidade estratégica para os países envolvidos ampliarem negócios e fortalecerem suas economias. O parlamentar participou, nesta segunda-feira (27), de reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, Uruguai.
Em discurso, Nelsinho ressaltou que a parceria entra em vigor no próximo dia 1º de maio e elogiou a atuação dos parlamentos em prol do compromisso entre os dois blocos. Segundo o senador, foram 26 anos de negociações para um acordo que abrange 700 milhões de pessoas em um mercado estimado em US$ 22 trilhões. Ele frisou ainda que os setores industrial e agropecuário devem ser especialmente beneficiados.
De acordo com Nelsinho, cerca de 5 mil produtos terão imposto zerado a partir de 1º de maio. Com a implementação plena do acordo, a expectativa é de aumento de 13% nas exportações brasileiras e de 26% nas exportações industriais.
“Vão-se abrir janelas de oportunidade para todos os países inseridos no acordo. Com certeza, com a redução e até isenção de tarifas, nós teremos um poder de compra e uma facilidade para poder exportar”, afirmou Nelsinho, que também é vice-presidente da representação brasileira no Parlasul.
O senador lembrou que o Brasil criou salvaguardas para proteger setores que possam ser impactados pela concorrência europeia e para mitigar possíveis prejuízos a produtores nacionais. Destacou ainda a criação de um grupo de trabalho na CRE, reunindo técnicos, senadores e representantes do governo, para acompanhar a implementação do acordo.
“Deixo a sugestão para que os países do Mercosul também possam proceder dessa forma. Criar um grupo de trabalho em cada parlamento, a fim de que a gente possa estender a mão para o produtor do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai e mitigar as eventuais distorções”, declarou.
Homenagem ao papa Francisco
Durante a reunião do Parlasul, foi realizado um momento de homenagem ao papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025, aos 88 anos. O senador Nelsinho Trad ressaltou que o pontífice foi “um homem que pregou e praticou a ética e a paz”. Lembrou que Francisco nasceu em 1936, em Buenos Aires, e foi o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica.
Nelsinho também destacou a voz firme do papa em defesa dos mais vulneráveis e excluídos, sempre em busca da paz e do diálogo. Para o senador, a trajetória de Francisco mostrou ao mundo um caminho de humanidade e esperança.
“O papa Francisco foi uma figura que marcou significativamente o nosso tempo. Com sua humildade e sua simplicidade, ele nos ensinou que a verdadeira grandeza está no serviço aos outros”, concluiu.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura