Política
Genial/Quaest: Paes lidera contra Ruas e venceria segundo turno por 49% a 16% no RJ
Pesquisa mostra Eduardo Paes (PSD) à frente na disputa pelo governo do Rio; Cláudio Castro (PL) e Benedita da Silva (PT) lideram para o Senado.
Levantamento realizado pela Genial/Quaest sobre a intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro indica que o ex-prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera as preferências no primeiro turno e também venceria o deputado estadual Douglas Ruas (PL) em eventual segundo turno.
No cenário com todos os pré-candidatos, Paes soma 34% das intenções de voto. Douglas Ruas aparece em segundo lugar, com 9%, em empate técnico com Anthony Garotinho (Republicanos), que tem 8%, e à frente de Wilson Witzel (DC), com 3%. Entre Ruas e Witzel, o empate técnico ocorre no limite da margem de erro.
Quando Garotinho é retirado da disputa, Paes amplia sua vantagem, registrando entre 39% e 40% das intenções de voto.
Na simulação de segundo turno, Paes venceria Ruas com 49% ante 16%. Nessa projeção, 19% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo, enquanto 16% ainda estão indecisos.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.200 eleitores em domicílios do Rio de Janeiro entre 21 e 25 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RJ-00613/2026.
Senado
Para o Senado, os pré-candidatos mais lembrados são Cláudio Castro (PL) e Benedita da Silva (PT), segundo a pesquisa. O ex-governador do PL aparece com 12% das menções no cenário estimulado com mais opções de voto, seguido por Benedita, com 10%. Felipe Curi (PL) e Marcelo Crivella (Republicanos) aparecem ambos com 6%.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, na quinta-feira (23), o acórdão do julgamento que tornou Cláudio Castro inelegível por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. A decisão reconheceu que a saída de Castro do cargo ocorreu por renúncia, não por cassação.
A gestão de Cláudio Castro é desaprovada por 47% dos entrevistados, enquanto 35% aprovam e 18% não responderam. Os índices representam uma inversão em relação ao levantamento anterior da Genial/Quaest, realizado em outubro de 2025, logo após a Operação Contenção, quando o governo Castro era bem avaliado pela maioria dos entrevistados.
Para 36% dos entrevistados, o governo Castro foi negativo, enquanto 23% o consideraram positivo. Para 32%, a gestão foi regular.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5TRAGÉDIA NA RODOVIA
Cinco pessoas morrem após explosão de caminhão-tanque na Dutra