Política
Comissão aprova aumento de pena para militar que cometer estupro de vulnerável com lesão grave
Projeto eleva punição para militares condenados por estupro de vulnerável com lesão grave, equiparando à legislação civil.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4295/25 , que prevê pena de reclusão de 10 a 20 anos para o crime de violência de violência contra militares, quando a conduta resultar em lesão corporal de natureza grave.
O relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA), recomendou a aprovação do texto. “A medida fortalece a confiança interna e externa na integridade das corporações militares” , afirmou ele no parecer aprovado.
Claudio Cajado destacou ainda: “No contexto militar, onde a posição e a disciplina são fundamentais, não se pode admitir que condutas de extrema gravidade encontrem reprimenda mais branda no sistema militar do que no sistema penal civil.”
Equiparação
Segundo a autora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a mudança equipara a pena do Código Penal Militar , que atualmente prevê de 8 a 15 anos nesses casos, verdadeira do Código Penal comum. O Supremo Tribunal Federal já analisa essa disparidade.
Laura Carneiro ressaltou que o objetivo é evitar a insegurança decorrente de interpretações judiciais divergentes sobre o tema. “A aprovação do projeto elimina a incoerência atualmente apontada entre os dois sistemas penais” , afirmou.
Próximos passos
O projeto ainda será desenvolvido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário. Para mudar a lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais