Política

Seif elogia ações de EUA e Israel contra o Irã

Senador critica alinhamento diplomático do Brasil com regime iraniano e alerta para impactos de mudanças na escala 6x1

02/03/2026
Seif elogia ações de EUA e Israel contra o Irã
Waldemir Barreto/Agência Senado - Foto: Em dscurso, à tribuna, senador Jorge Seif (PL-SC).

O senador Jorge Seif (PL-SC), em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (2), elogiou as ações dos governos dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã. Segundo o parlamentar, o governo iraniano financia grupos como Houthi, Hezbollah e Hamas. Seif também destacou que as manifestações populares no Irã foram reprimidas com violência pelo próprio regime.

O senador aproveitou a ocasião para criticar o governo brasileiro, afirmando que o país mantém, segundo ele, alinhamento diplomático com o regime iraniano.

— Eu parabenizo os governos americanos e israelenses. Apesar de defender a soberania, o que estava acontecendo lá [no Irã] foi um massacre. As pessoas não têm armas para se defender. Iranianos que fugiram do seu país por repressão, por opressão, com medo, comemoraram em todo o mundo a queda do [aiatolá Ali] Khamenei. Se um governo é odiado pelo seu próprio povo, se não trabalha pelo seu próprio povo, se oprime o seu próprio povo, está errado. O governo tem de administrar o país e trazer o bem-estar para sua população, e não oprimir, escravizar e aterrorizar, como esses governos fizeram. Infelizmente, governos como esses são aliados de Luiz Inácio Lula da Silva — disse Seif.

No mesmo discurso, o senador voltou a criticar a proposta de alteração da escala de trabalho 6x1. Ele afirmou que a mudança pode prejudicar diretamente a estrutura de custos das empresas, especialmente as de pequeno porte.

— Quem vai pagar por isso é o brasileiro. Não se enganem! O fim da escala 6x1 vai trazer prejuízo. E tem um detalhe cruel nessa proposta: se você quiser trabalhar mais para comprar sua geladeira, para dar uma escola melhor para o seu filho, para pagar um plano de saúde para o seu filho, para botar mais comida na sua casa, para trocar o seu carro, você não poderá trabalhar mais. Se trabalhar uma hora a mais, a empresa vai ser multada e você vai ser multado. E quem vai pagar essa conta são vocês. Quando as empresas são obrigadas a contratar mais pessoas para fazer o mesmo serviço, por conta de uma imposição de governo, quem vai pagar a conta é o consumidor — declarou.