Política
Rodrigues cobra ações do Estado para ampliar proteção a pessoas com autismo
Senador destaca urgência de políticas públicas para reduzir mortalidade precoce e apoiar famílias de pessoas com TEA
O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) defendeu, em pronunciamento nesta quarta-feira (25), a criação de políticas públicas para reduzir a morte precoce de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para ele, é urgente a implementação de ações específicas que considerem o acesso aos serviços públicos, a sobrecarga dos cuidadores e o combate à desinformação e ao preconceito.
— Pessoas com autismo apresentam expectativa de vida significativamente inferior à média da população geral. Pesquisas realizadas na Europa e na América do Norte indicam redução que pode variar de 15 a 20 anos, especialmente entre aqueles com maiores necessidades de suporte, dificuldade severa de comunicação ou deficiência intelectual associada. As principais causas de mortalidade precoce incluem acidentes, muitas vezes domésticos ou fuga de ambientes seguros, condições médicas associadas não diagnosticadas adequadamente, além de transtornos mentais, como depressão e ansiedade — ressaltou o senador.
O parlamentar também destacou estudos que apontam a sobrecarga de cuidadores e o sofrimento psíquico entre mulheres, especialmente mães solo que acumulam funções de cuidadora, provedora e gestora de tratamento terapêutico. Segundo Rodrigues, as famílias enfrentam dificuldades para obter acompanhamento contínuo, terapias especializadas e suporte interdisciplinar. Apesar de reconhecer os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) como referência no atendimento em saúde mental, o senador enfatizou os desafios relacionados às filas de espera, déficit de profissionais e alta demanda.
Vitória Clementino, sob supervisão de Dante Accioly
Mais lidas
-
1FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5FUTEBOL EUROPEU
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.