Política
Rui Costa compara respostas de Lula e Bolsonaro a enchentes após vaias a Leite
Ministro da Casa Civil destaca investimento federal no RS e critica postura de ex-presidente durante tragédias
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez uma comparação entre as posturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diante das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e a Bahia. A declaração foi dada nesta terça-feira, 20, durante um evento do governo federal para anunciar contratos da Petrobras para construção de navios, logo após o governador gaúcho Eduardo Leite ser vaiado pela plateia.
Entre abril e maio de 2024, as enchentes no Rio Grande do Sul causaram, segundo dados oficiais, ao menos 184 mortes e deixaram milhares de desabrigados. Rui Costa destacou que o governo federal já destinou R$ 90 bilhões ao estado após a tragédia climática.
"O que o senhor colocou no Rio Grande do Sul, nessa tragédia da enchente, não tem paralelo na história da República Brasileira um presidente que tenha olhado para um Estado como o presidente olhou para o Rio Grande do Sul. Foram mais de R$ 90 bilhões colocados aqui", afirmou Costa.
Em relação às enchentes na Bahia, ocorridas entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, que deixaram ao menos 26 mortos, Rui Costa criticou a falta de apoio do então presidente Jair Bolsonaro.
"Em 2021, e eu já comentei isso com o governador (Eduardo Leite), nós tivemos uma tragédia semelhante a essa no Sul e no Extremo Sul da Bahia, onde morreram muitas pessoas. Com a maior enchente registrada nessas duas regiões e, naquele momento, eu não tive a mão estendida de ninguém, a não ser de Deus para me ajudar na condição de governador da Bahia. O presidente da República na época foi fazer uma visita em uma cidade alagada mas, ao chegar, a única coisa que ele soube fazer foi uma motociata pela cidade", relatou o ministro.
Antes do discurso de Rui Costa, o governador Eduardo Leite foi vaiado e reagiu questionando se aquele era o "amor que venceu o medo", pedindo respeito à sua presença em uma agenda institucional.
"Este é o amor que venceu o medo? Não, né. Então vamos respeitar, por favor. Eu estou aqui cumprindo o meu dever institucional, em respeito ao cargo que exerço, em nome do povo do Rio Grande do Sul, com respeito ao Presidente da República. Todos nós aqui, eu e o Presidente, fomos eleitos pelo mesmo povo, eu respeito o cargo do Presidente da República e peço respeito", afirmou Leite.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto