Política

Projeto propõe suspender uso de recursos da Petrobras para formação técnica com enfoque social

Deputada questiona medida da ANP que redirecionou verba de pesquisa para capacitação de grupos vulneráveis

20/01/2026
Projeto propõe suspender uso de recursos da Petrobras para formação técnica com enfoque social
Projeto na Câmara questiona uso de verba da Petrobras para formação técnica de grupos vulneráveis. - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 112/25 propõe a suspensão de um despacho da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que autorizou a Petrobras a redirecionar recursos originalmente destinados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para um programa de formação técnica com enfoque social.

O Despacho ANP nº 249, emitido em fevereiro de 2025, permitiu que a Petrobras utilizasse R$ 28,7 milhões para capacitar mais de 12 mil beneficiários, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, mulheres, negros, público LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

Críticas
A autora do projeto, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), critica a decisão da ANP. Segundo ela, os investimentos obrigatórios em PD&I devem ser direcionados exclusivamente à qualificação técnica voltada ao setor petrolífero, sem considerar critérios relacionados à identidade ou condições sociais.

“Na prática, a companhia de capital misto está assumindo um papel de agente de política social identitária”, afirmou Ventura.

Próximos passos
O projeto será analisado nas comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso avance nessas etapas, seguirá para votação no Plenário. Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.