Política
Comissão aprova criação de portal para centralizar informações sobre vagas de residência médica
Novo portal reunirá dados sobre programas de residência médica, facilitando o acesso e a transparência para candidatos de todo o país.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que prevê a criação de um portal na internet para divulgar informações sobre todos os programas de residência médica do Brasil.
De acordo com o texto, o portal será mantido pelo Ministério da Educação e pela Comissão Nacional de Residência Médica, com atualização mensal. O objetivo é reunir, em um só local, dados como a instituição ofertante, especialidades, quantidade de vagas, localidade, cópias dos editais de seleção e contatos das instituições.
Por recomendação da relatora, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), o colegiado aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei 374/23, de autoria do deputado Filipe Barros (PL-PR), já adotado pela Comissão de Saúde. O substitutivo não altera o objetivo central do projeto, apenas ajusta a redação.
Em seu parecer, Chris Tonietto ressaltou que a medida atende à necessidade de transparência e pode contribuir para um melhor aproveitamento das vagas disponíveis, especialmente para médicos formados fora dos grandes centros.
Segundo a relatora, o projeto amplia o acesso à informação. "A proposição contribui para a democratização do acesso à educação médica de qualidade e, consequentemente, para a melhoria da saúde em todo o País", destacou.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026