Política

Genial/Quaest: Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno; Flávio é 2º

Pesquisa mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente em todos os cenários testados para o primeiro turno, com Flávio Bolsonaro ocupando a segunda posição.

14/01/2026
Genial/Quaest: Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno; Flávio é 2º

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários de primeiro turno se as eleições fossem hoje, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 14. As intenções de voto em Lula variam de 36% a 39%, a depender dos adversários. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece em segundo lugar em todos os cenários em que foi testado, com índices entre 23% e 32%.

A Quaest simulou diferentes cenários eleitorais, considerando possíveis candidaturas de governadores de direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Foram analisados sete cenários distintos, dos quais seis incluem Flávio Bolsonaro. Em todos, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se mantém em segundo lugar, atrás apenas de Lula.

No primeiro cenário analisado, Lula teria 36% das intenções de voto, seguido por Flávio (23%), Tarcísio (9%) e Ratinho Jr. (7%). No levantamento anterior, divulgado em 16 de dezembro, Lula registrava 41%, Flávio 23% e Ratinho Jr. 13%.

Em um cenário com Flávio, Ratinho Jr., Caiado e Zema como candidatos, Lula alcançaria 35% das intenções de voto; Flávio, 26%; Ratinho, 9%; Caiado, 4%; e Zema, 3%.

No único cenário sem Flávio e com Tarcísio, Caiado, Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC), Lula lidera com 39%, seguido por Tarcísio (27%), Caiado (5%), Santos (4%) e Rebelo (3%).

A pesquisa ainda testou diferentes composições com Flávio Bolsonaro como candidato, variando os demais postulantes de direita. Entre os cenários, Lula registra seu melhor desempenho (40%) ao enfrentar Flávio (23%), Tarcísio (14%), Renan (2%) e Aldo (2%).

Substituindo Tarcísio por Ratinho, Lula teria 37%; Flávio, 28%; Ratinho, 11%; Renan, 2%; e Aldo, 2%. Com Zema, Lula aparece com 39%; Flávio, 32%; e Zema, 5%. Contra Caiado, Lula soma 38%; Flávio, 31%; e Caiado, 5%.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de janeiro sob o número BR-00835/2026.