Política
Lula sanciona lei que autoriza doação de equipamentos militares ao Paraguai
Nova legislação prevê envio de viaturas blindadas e ponte flutuante para fortalecer relações bilaterais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que autoriza a doação de material militar do Brasil para o Paraguai. A Lei 15.341 foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12).
A nova norma prevê a doação de uma passadeira flutuante de alumínio — uma ponte montável utilizada para a travessia de cursos d’água — e de seis viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado, modelo M108, do Comando do Exército Brasileiro para o Paraguai. O transporte dos equipamentos será custeado pelo próprio Exército Brasileiro.
A legislação resulta da tramitação conjunta de dois projetos de lei do Poder Executivo na Câmara dos Deputados. O PL 2.911/2022, que originalmente previa apenas a doação da passadeira flutuante, incorporou a doação das seis viaturas, proposta no PL 5.836/2023, posteriormente arquivado.
O PL 2.911/2022 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em julho do ano passado e, em dezembro, recebeu parecer favorável do senador Sergio Moro (União-PR) no Senado Federal.
Segundo o governo federal, a iniciativa reforça as relações diplomáticas e a cooperação militar entre Brasil e Paraguai. O Executivo também destaca que os equipamentos militares doados já estavam desativados para fins operacionais, não havendo mais interesse de uso pela administração pública.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026