Política
Alckmin evita antecipar debate eleitoral e defende discussão sobre jornada 6x1
Vice-presidente considera prematuro tratar das eleições de 2026 e destaca tendência global de redução da jornada de trabalho.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou a jornalistas nesta sexta-feira (19) que ainda é cedo para falar sobre as eleições de 2026 e não revelou detalhes sobre seus planos políticos. "Esse é um tema para o próximo ano. Está chegando", declarou. Questionado se tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o assunto, Alckmin se limitou a responder: "É cedo ainda".
O nome de Alckmin é cotado para permanecer como vice de Lula em 2026, mas ele também aparece bem posicionado em pesquisas de intenção de voto para o governo de São Paulo.
Escala 6x1
Sobre a proposta de extinguir a jornada de seis dias de trabalho por um de folga, a chamada escala 6x1, bastante criticada pelo setor industrial, Alckmin destacou que há uma tendência mundial de redução da jornada de trabalho. "Se consigo produzir mais, aumentar a produção com menos pessoas, usando robôs, inteligência artificial, digitalização, é natural. No mundo inteiro, a tendência é de redução da jornada de trabalho", afirmou.
Segundo ele, "se isso for feito para todos, ou gradualmente por setores mais avançados, é uma discussão que cabe ao Parlamento e à sociedade". Alckmin reforçou que a redução da jornada é uma tendência global.
ReData
Alckmin também comentou sobre o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (ReData), esclarecendo que a medida provisória que institui o regime ainda não foi votada. "Esperava-se votar junto com o PL da Inteligência Artificial. Como não foi aprovado, ficou para o começo do ano. Mas esperamos que seja aprovado, se possível, em fevereiro", explicou.
Para o vice-presidente, o ReData pode atrair investimentos de alto valor e ampliar a presença de data centers no Brasil.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil